TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Trabalho Escolar: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DAYANA CAROLINE FERREIRA MORELLO

MATEMÁTICA FINANCEIRA I

PRODUÇÃO TEXTUAL

Campo Novo do parecis - MT

2009

DAYANA CAROLINE FERREIRA MORELLO

MATEMÁTICA FINANCEIRA I

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Matemática Financeira I

Orientador: Profª. Helena Regina Sampaio

Campo Novo do Parecis - MT

2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

Desenvolvimento..........................................................................................................5

Considerações Finais...................................................................................................9

Referências Bibliográficas.........................................................................................10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos aprofundar nossos conhecimentos sobre a matemática Financeira, como ela pode auxiliar nas decisões de uma empresa, em que situações do dia-a-dia de um administrador. Vamos saber um pouco mais sobre juros simples, como eram realizadas as transações financeiras nos tempos antigos, como utilizar os juros simples e juros compostos, e alguns exemplos de como utilizá-los no dia-a-dia. Será uma ótima experência, onde poderemos aprender um pouco mais sobre o mundo fascinante da matemática financeira, que nos auxilia no dia-a-dia.

,

A atividade será dividida em duas partes:

• Na primeira parte deverá ser pesquisado acerca dos questionamentos propostos, e deverá respondêlos, aqui será considerado sua habilidade de escrita por meio da coesão, coerência, objtividade e clareza nas informações regidas.

• Na segunda parte iremos trabalhar com cálculo, onde você deverá fazer os dois exercícios propostos.

PARTE 1

Faça uma pesquisa referente à algumas definições importantes da Matemática Financeira I, Visando responder à seguinte questão:

1) Em que situações, a matemática financeira pode auxiliar o administrador em suas atividades diárias? Dê alguns exemplos:

A Matemática Financeira é muito importante não só para o Administrador, mas para todos os profissionais em qualquer área. Através da aplicação da matemática financeira temos resultados que auxiliam na tomada de decisões, através desses resultados podemos saber sobre a situação da empres, onde podemos melhorar, quando e quanto podemos investir. A matemática financeira pode auxiliar o Administrador nas atividades diárias através da avaliação dos negócios, identificando os melhores recursos em termos de custos, os mais rentáveis no caso de investimentos, calcular as prestações de um empréstimo, de um móvel ou imóvel, optando pelo pagamento à prazo ou à vista.

2) Como podemos definir regime de juros simples?

Juros Simples é um sistema de capitalização Linear. O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor do capital inicial, ou seja, sobre os juros gerados, a cada período, não novos juros.

3) Descreva como era realizada as transações financeiras nos primeiros registros históricos?

Os processos aritméticos eram efetuados com a ajuda de várias tábuas. Das 400 tábuas que existiam, metade eram matemáticas. Haviam tábuas de multiplicação, quadrados e cubos,inversos multiplicativos e tábuas exponenciais. Há muitos textos desses primeiros tempos que tratam da distribuição de produtos agrícolas e de cálculos aritméticos baseados nessas transações.

4) Leia os conceitos apresentados neste site, exemplificando nas operações de juros simples e juros compostos algumas de suas aplicações. Neste site pode encontrar alguns exemplos.

A maioria das transações que envolvem dinheiro aplica-se a elas os juros compostos, como por exemplo: compras com cartão de crédito, empréstimos bancários e entre outros. Utilizamos muito pouco os regimes de juros simples, como é o caso das operações de curtíssimo prazo e do processo simples de duplicatas.

Utilizamos esta fórmula para calcular os juros simples: J: C. i.n

J=C.i.n J: Juros C: Capital i: taxa de juros n: número de períodos

Calcular o juro simples referente ao capital de R$ 5400,00, aplicados a taxa de 15% a.a pelo prazo de 24 meses.

J=? C= 5400,00 i= 15% a.a n= 24 meses = 2 anos

J=C.i.n J= 5400 . 0,15 . 2

J= 1.620,00

Para juros compostos utilizamos essa fórmula: M= C .(1+i)ⁿ ou FV=PV(1+i)ⁿ

M= Montante C= Capital i= taxa de juros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com