TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Casos: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  8.759 Palavras (36 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 36

ESTATISTICA

ETAPA 02

Passo 1

A formação acadêmica do Estatístico ETA fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação, métodos de análise de estatística e disciplinas profissionalizantes.

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acanálise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis Ligações para estatística observacional fenômeno são coletados pelos fenômenos estatísticos.

Estatística inferencial é o conjunto de técnicas utilizadas para identificar relações entre variáveis que representem ou não relações de causa e efeito; Estatística robusta é o conjunto de técnicas utilizadas para atenuar o efeito de outliers e preservar a forma de uma distribuição tão aderente quanto possível aos dados empíricos. A estatística não é uma ferramenta matemática que nos informa sobre o quanto de erro nossas observações apresentam sobre a realidade pesquisada. A estatística baseia-se na medição do erro que existe entre a estimativa de quanto uma amostra representa adequadamente a população da qual foi extraída. Assim o conhecimento de teoria de conjuntos, análise combinatória e cálculo são indispensáveis para compreender como o erro se comporta e a magnitude do mesmo. É o erro (erro amostral) que define a qualidade da observação e do delineamento experimental.

A faceta dessa ferramenta mais palpável é a estatística descritiva. A descrição dos dados coletados é comumente apresentada em gráficos ou

Umulação e relatórios e serve tanto a prospecção de uma ou mais variáveis para posterior aplicação ou não de testes estatísticos bem como a apresentação de resultados de delineamentos experimentais. Nós descrevemos o nosso conhecimento de forma matemática e tentamos aprender mais sobre aquilo que podemos observar.

O planejamento das observações por forma a controlar a sua variabilidade (concepção do experimento);

Sumarização da coleção de observações;

Inferência estatística - obter um consenso sobre o que as observações nos dizem sobre o mundo que observamos. Em algumas formas de estatística descritiva, nomeadamente mineração de dados (data mining), os segundo e terceiro passos tornam-se normalmente mais importantes que o primeiro.

A revolução informática também tem levado a um aumento na ênfase na estatística "experimental" e "empírica". Um grande número de softwares estatísticos, de uso tanto geral como específico estão disponíveis no mercado.

O CONCEITO DE ESTATÍSTICA

Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização,descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

A Estatística possui dois grandes ramos: I – Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa. II – Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as

Medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

Passo 02

ESTATÍSTICA APLICADA NA ADMINISTRAÇÃO

Apresentação e dicas Estatísticas e análise exploratória de dados; Gráficos. Medidas de posição central; Medidas de dispersão; Medidas de ordenamento forma; Probabilidade; Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades; Amostragem. Estimação; Testes paramétricos; Testes não paramétricos; Correlação e regressão linear; Números índices; Series e previsões temporais. (Segundo CASTRO (1967) )

A estatística é uma ciência muito importante para a administração, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, está presente em quase todas as áreas de administração. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, o processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da organização. A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção.

O objetivo da estatística é fornecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com