TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Artigos Científicos: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Equação Polinomial

A história dos polinômios coincide com a história da matemática. Ambas sem data de nascimento ou “cidade” natal. O pensamento matemático é desenvolvido pelo ser humano desde a época primitiva.

Pode-se pensar nele presente há 50.000 anos, quando o homem dava forma aos barcos que o levaram à, Austrália e planejava as quantidades de recursos a serem transportados durante a viagem. Ou mesma a 2.000.000 de anos quando o homo-hábilis quebrava pedras para dar-lhe formas úteis. O cálculo de equações polinomiais e algumas equações algébricas era um dos grandes desafios da chamada álgebra clássica. Os primeiros registros e conclusões sobre as relações existentes nas equações de primeiro e segundo graus foram apresentados por Al-Khowarizmi, foi ele quem apresentou em suas obras o significado da palavra álgebra, que é “trocar os membros” no termo de uma equação.

Definição

Os polinômios são expressões algébricas cuja forma canônica é: a0xn + a1xn-1 ++… + an-1x + an (n.

Natural, e ai ∈ IR, para todo 0 ≤ i ≤ n), também definido como função racional inteira da variável.

O Maior expoente (n) da incógnita de uma expressão algébrica em sua forma canônica é dito grau do Polinômio.

Equações envolvendo expoentes negativos ou fracionários não são polinômios, portanto não faz.

Sentido algum falar em grau, já que essa noção está diretamente ligada à de polinômios.

Outra definição para polinômios de coeficientes reais remete a sequências: o conjunto dos polinômios

De coeficientes reais, denotado por P, é um conjunto de sequências quase nulas1, no qual se estão meio milênio depois foi aparecendo inúmeros matemáticos como Girolamo Cardano, Niccolo Tartaglia e Ludovico Ferrari que iniciaram estudos sobre equações de terceiro e quarto graus. Alguns matemáticos se destacaram por grandes demonstrações que ajudaram e são de extrema importância até hoje como Nuls Henrik Abel (Norueguês), Carl Friedrich Gauss (Alemão) e o Francês Evarist Galois. Cada passo realizado para o aperfeiçoamento de equações polinomiais de grau n, com n pertencendo ao conjunto dos números naturais, foi e é sempre de muita utilidade. Para encontrarmos o valor numérico de um polinômio p(x), sempre foram utilizados métodos de operações usuais (adição, subtração, multiplicação e divisão) conhecendo ou não uma das raízes da equação polinomial. Na soma e subtração dos polinômios basta adicionarmos ou subtrairmos os termos de mesmo grau. Na divisão de polinômios podemos observar vários métodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com