TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Artigo: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

1.4 Taxas Proporcionais.

Para se compreender mais claramente o significado destas taxas deve-se reconhecer que toda operação envolve dois prazos: (1) o prazo a que se refere à taxa de juros; e (2) o prazo de capitalização (ocorrência) dos juros. (ASSAF NETO, 2001).

Taxas Proporcionais: Duas (ou mais) taxas de juro simples são ditas proporcionais quando seus valores e seus respectivos períodos de tempo, reduzidos a uma mesma unidade, forem uma proporção. (PARENTE, 1996).

1.5 Desconto Simples Comercial ou Bancário (Por Fora)

Um dos modelos de juros simples mais utilizados no mercado financeiro é o chamado juro antecipado, juro adiantado, desconto de títulos ou simplesmente desconto bancário. Este é o modelo utilizado na modalidade de desconto e também por empresas de factoring, bem como em transações de curto prazo quando o pagamento for efetuado em uma única parcela, inclusive para cálculo de preço de venda.

Este modelo consiste em calcular o Valor Presente descontando do Valor Futuro (Valor de Face) uma parcela igual ao produto do Valor Futuro pela “taxa de juros” e pelo número de períodos até o vencimento do título negociado. (KUHNEN, 2008).

1.5.1 Fórmulas

Valor do Desconto Simples Comercial

Valor Presente com Desconto Simples Comercial

Valor Futuro com Desconto Simples Comercial

Número de Períodos com Desconto Simples Comercial

Taxa de Desconto Simples Comercial

1.6 Desconto Simples Racional (Por Dentro)

O desconto simples racional (Dr) também chamado de desconto por dentro ou desconto real é equivalente ao juro produzido pelo valor atual do título numa taxa fixada e durante o tempo correspondente.

Na pratica, somente o desconto comercial é utilizado; porém, é necessário fazermos um rápido estudo do desconto racional porque, o desconto composto está ligado a esse conceito. (CRESPO, 2002).

1.6.1 Fórmulas

Valor do Desconto Simples Racional

Valor Presente com Desconto Simples Racional

Valor Futuro com Desconto Simples Racional

Número de Períodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com