TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Por:   •  17/2/2014  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 8

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 Atividade: Análise de Projetos

Título: Analise da relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis

Aluno: Pitágoras Soares da Costa

Disciplina: Matemática Financeira Turma: B/ UCI7/ 2009

Introdução

No padrão econômico Mundial fica evidente que o tempo é sem sombra de dúvidas um fator que influência diretamente no valor do dinheiro.

Assim, podemos afirmar plenamente que quanto maior o período, maiores serão as influencias dos agentes externos, ou ainda, as influencias do macro-ambiente em relação ao poder de compra da moeda específica.

Para que não ocorram perdas de dinheiro no tempo é necessário estar atento as decisões financeiras da renda familiar e também nas decisões tomadas nas empresas que sempre envolvem custos e benefícios.

Estes Custos e benefícios relacionam o dinheiro retorno financeiro espalhado sobre o tempo, deste a simples poupança da caixa até os investimentos de alto risco.

Justificativa

Analisando a situação Tempo x dinheiro observamos que nos dias de Hoje o crédito está ficando cada vez mais fácil para o consumidor.

Porém é necessário ficar atento que estas facilidades não estão acontecendo somente porque o cliente é um cidadão honesto e trabalhador e merece algumas facilidades ou porque a instituição financeira quer sempre o melhor para o Cliente.

Todas estas instituições vivem do dinheiro e aproveitam os setores mais atraentes para lançarem os seus investimentos. O setor automotivo é um grande filão para o setor.

Montadoras vivem de vender carros. O mercado está aquecido, a economia está mais estável, os juros básicos caíram e a renda aumentou.

O Carro é uma das maiores paixões do brasileiro e Todos os consumidores ficam seduzidos para possuir um veículo, seja por vaidade, comodidade ou necessidade, porém não o consumidor nem sempre tem dinheiro para comprá-lo. Logo, as montadoras abriram seus bancos com o Objetivo de que o consumidor compre o carro, ajude a escoar a produção, caso não possua dinheiro no momento opte pelo financiamento e paga os juros Elevados para usufruir do automóvel e esquecem que Carro não é investimento é despesa.

Para comprovar o exposto acima foi feita uma análise relacionando as aplicações financeiras e os financiamentos disponíveis na compra de automóveis.

Desenvolvimento

Para executar o comparativo entre as aplicações financeiras foi feito um levantamento das opções da aquisição de veículos populares em duas concessionárias de grande porte na cidade de Belo Horizonte conforme os itens abaixo:

1. Concessionárias cotadas:

• Concessionária Recreio, Representante Volkswagen aonde foi analisado o GOL G4 1.0, Modelo 2010/2010.

• Concessionária Jorlan, Representante FORD aonde foi analisado o FORD KA 1.0 Modelo 2010/2010.

2. Desconto para Pagamento a Vista:

• Concessionária Volkswagen: Desconto de 11% no valor oferecido inicialmente no veículo.

• Concessionária FORD: Desconto de 2,76% no valor oferecido inicialmente no veículo.

3. Opção de Parcelamento com de 50% de entrada e financiamento do montante de 50%:

Ambas as concessionárias após a insistência na negociação e aquisição imediata do veículo aceitaram manter os descontos citados no item dois, como montante do financiamento, o que leva a crer que os juros já estarem embutidos no valor do automóvel. As duas concessionárias também ofereceram dois tipos de financiamentos o Crédito direto ao Consumidor (CDC) e o Leasing.

O CDC possui prestações mais baixas e é composto pela Taxa de juros+IOF+Taxa de administração (A Taxa apresentada nas planilhas para o CDC contempla Todo o conjunto) e possibilita a descapitalização caso ocorra à antecipação de qualquer parcela do Pagamento, ou seja, feita o refinanciamento do saldo devedor em um período menor.

O Leasing apresentou Taxas mais baixas, porém não existe nenhuma vantagem em relação à descapitalização. Qualquer que seja a antecipação do pagamento ou o refinanciamento em um prazo menor.

Foram oferecidos para o financiamento o próprio banco das montadoras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »