TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Monografias: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL-UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Adriana Machado R.A 380785

Djalma Menezes Pinto Neto R.A 358032

Maraelis Paula de Paula R.A 366481

PROFESSORA IVONETE DE MELO CARVALHO.

SÃO BORJA, NOVEMBRO 2013.

SUMÁRIO

1.Introdução.

2.Etapa 1. Conceitos Fundamentais Matemática Financeira.

- Caso A

- Caso B

3.Etapa 2.Conceito Séries de Pagamentos Uniformes – Postecipados e antecipados.

- Caso A

- Caso B

4.Etapa 3.Conceito de Taxas a Juros Compostos.

- Caso A

- Caso B

5. Etapa 4.Conceito de Amortização de empréstimos.

- Caso A

- Caso B

INTRODUÇÃO

ETAPA 1 Passo 1.

1 - Fundamentos da Matemática Financeira – Regime de capitalização Simples e Composta. Todas as operações financeiras devem estar estruturadas em função do tempo e de uma taxa de juros, existem alguns componentes seja para juros simples, seja para juros compostos, esses componentes são denominados: P - Valor presente, é o valor inicial de uma operação, representado no instante “zero”, também chamado de valor de origem 0, valor principal P ou mesmo de Capital C.

I - Taxa de juros periódica, originaria do inglês interest rate (Taxa de Juros), normalmente esta relacionada a sua forma de incidência que pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal, semestral, anual entre outra e é representada em porcentagem(%), i – Esta vogal minúscula indica que a taxa I foi dividida por cem, n – Período envolvido na operação (tempo) que deve sempre estra de acordo com a taxa de juros. F – Valor futuro, representado no instante n. è composto de amortização mais juros, chamado também de valor de resgate, montante M, ou saldo futuro S.

Alguns itens que é comum tanto para juros simples quanto para o juros composto: Formula: Ao se trabalhar com formulas a taxa será sempre presentada em sua forma decimal i Valor dos Juros: Incidente sobre o saldo devedor do período anterior. Valor Futuro: Montante pago/recebido em n período e composto pelo valor presente P ou valor de origem, mais juros

Capitalização: Quando o período de capitalização for igual a 1, os sistemas de juros simples e compostos apresentarão o mesmo valor futuro F.

È necessário para uma operação financeira dois agentes, o tomador e o financiador, o tomador de um empréstimo, geralmente recebe o recurso no inicio do período, ou seja, ano instante zero, o financiador concede o empréstimo para recebê-lo mais tarde acrescido de juros. Juros Simples: Concentra-se na aplicação direta dos conceitos mais básicos da matemática, o valor do montante pode ser calculado de forma linear e muitas vezes de maneira intuitiva, ao realizar qualquer calculo financeiro, certifique-se que o tempo e a taxa estejam na mesma base, se algum ajuste for necessário, faça-o no tempo, assim um valor pode ser capitalizado ou descapitalizado.

Juros Compostos: Paga-se juros sobre o valor presente, porem o valor deve ser corrigido período a período, essas correções são sobrepostas e sucessivas por “n períodos” em função de uma taxa de juros já contratada.

2 – Utilização da HP-12c como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros. A matemática financeira não esta condicionada a utilização de um instrumento de programável de calculo, a essência dos cálculos pode ser efetuado sem a utilização do mesmo, mas podemos simplificar com o uso de uma tecnologia disponível, os mais comuns hoje são: Calculadoras, planilhas eletrônicas, e a grande variedade de softwares financeiros existentes, uma dessas tecnologias mais utilizadas no mercado é a HP-12C, de fácil manuseio, pratica, e de grande utilidade no dia a dia, com um bom conhecimento essa calculadora nos auxilia em orçamentos domésticos, nas tomadas de decisões quando da aquisição de qualquer bem, parcelado/financiado, e em nossas aplicações financeiras, fabricada pela Hewlett Packad, e com um custo muito baixo em relação a economia que ela poderá lhe proporcionar, a HP-12C possui particularidades que vão desde o momento de sua aquisição, que no Brasil é informado que atrás da embalagem da calculadora encontra-se a etiqueta do importador e o telefone da assistência técnica, a importação direta pela HP do Brasil lhe garante um produto confiável, com garantia de um ano e suporte técnico, nas compras a recomendação é a HP-12C tradicional (dourada) que só pode ser adquirida via importadora, passando pelo seu sistema operacional, após a aquisição é importante que se faça o teste de funcionamento, pois sua praticidade facilita pois sua embalagem vem com um plástico transparente possibilitando o acesso ao teclado da calculadora e assim podendo fazer o teste automático de circuito que indica se todas as funções e circuitos da maquina estão em bom estado. Uma excelente ferramenta para o dia a adia possibilitando através de seus comando e funções efetuar de uma forma mais simples e prática cálculos aritméticos simples e complexos, utilizar funções de percentagem, efetuar cálculos com datas, calcular juros simples e compostos, calcular valor futuro, valor presente, taxa de juros e parcelas, calcular titulo de divida PRICE e YTM, calcular media aritmética e ponderada e até criar programação básica, , provisionar juros simples, compostos entre outra.

3 – Texto dissertativo sobre informações realizadas no primeiro passo

De acordo com o que foi verificado até aqui, viu-se que a matemática financeira é uma ferramenta na tomada de decisão, ela te possibilita saber o quanto você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com