TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Exames: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIO

Objetivo do desafio

Encontrar o valor aproximado que será gasto por Marcelo e Ana para que a vida de seu filho seja bem assistida, do nascimento até o término da faculdade.

ETAPA 1

Fundamentos de Matemática Financeira. A calculadora financeira HP-12C.

conceitos juros simples e composto, HP-12C

Passo 1 (Equipe)pronto

A Matemática Financeira pode ser uma ferramenta na tomada de decisões no nosso dia a dia, estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo, para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo, é ela que constitui a base do mercado financeiro, através da estrutura de funcionamento de dois produtos: juros simples e juros compostos. Um conteúdo importante para o sucesso de aprendizagem dos métodos de aplicações financeiras é a porcentagem, que são cálculos percentuais, suas formas de representação e aplicação em situações envolvendo finanças.

O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste ínterim estiver disposta a emprestar esta quantia a alguém, menos paciente, deve ser recompensado por esta abstinência na proporção do tempo e risco, que a operação envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.

JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

JUROS COMPOSTOS: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.

OBSERVE AS FORMULAS

Juros Simples: J= Cx i*t

pode se escrever :

C=J/(i* n) ; N= J/(C*i)

i= J/(C*i)

Montante Simples=

M= Cx (1+i x n)

Juros.Compostos: J =Cx[ (1+i)^n -1]

Montante Composto =

M =C x(1+i)^n

Pode se escrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com