TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  4.830 Palavras (20 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 20

Sumário

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------------------2

1.1 - Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira------------------------------------------3

1.2 - Estudos de utilização da HP-12-------------------------------------------------------------------3

1.3 - Caso A------------------------------------------------------------------------------------------------3

1.4 - Caso B--------------------------------------------------------------------------------------------5

1.5 - Relatório---------------------------------------------------------------------------------------------5

2.1 - Postecipados e Antecipados-----------------------------------------------------------------------6

2.2 - Caso A------------------------------------------------------------------------------------------------7

2.3 - Caso B------------------------------------------------------------------------------------------------8

2.4 - Relatório--------------------------------------------------------------------------------------------10

3.1 - Conceitos de Taxa de Juros Compostos--------------------------------------------------------10

3.2 - Caso A----------------------------------------------------------------------------------------------11

3.3 - Caso B----------------------------------------------------------------------------------------------12

4.1 - Conceitos de Sistemas de Amortização--------------------------------------------------------13

4.2 - Caso A----------------------------------------------------------------------------------------------13

4.3 - Caso B----------------------------------------------------------------------------------------------14 4.4 - Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------15

5.1 - Bibliografia-----------------------------------------------------------------------------------------16

.

Introdução

A matemática, não só a financeira, mas por completa estará sempre auxiliando os administradores. Fórmulas essas existentes até hoje, que foram deixados por matemáticos meros “loucos” estão presentes em todos os lugares, em todos os momentos da vida de qualquer pessoa, vivemos em função dela, na antiguidade estava presente para a contagem dos rebanhos, riquezas, hoje ela nos auxilia no processo administrativo, em casa, no trabalho, e na rua.

É o ramo da matemática que se ocupa do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo.Seu campo de aplicação são as operações financeiras, como tais as de empréstimo, financiamento, aplicação e investimento.Seu principal objetivo é fornecer instrumentos matemáticos (fórmulas, tabelas, gráficos, diagramas) que permitam a análise e a comparação de operações financeiras e a tomada de decisão quanto a elas.

O mundo globalizado nos mostra cada vez mais a necessidade de informações e, para tanto, é necessário o conhecimento básico que possibilita o entendimento de conceitos mais apurados.Todo investidor busca a melhor rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necessária a aplicação de cálculos financeiros que possibilitam a tomada de decisão.

Grandes corporações tem investido muitos recursos no desenvolvimento de profissionais capacitados a entender e buscar as melhores opções de negócios. Para o entendimento dos conceitos da matemática financeira este trabalho(ATPS), foi dividido em etapas e passos, que segue uma lógica de entendimento.

Para entendermos melhor como funciona a formação dos juros, devemos saber o conceito de cada um, O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado, os juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos. Juros Simples: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

Juros Compostos: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também. juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro.

1.1 - Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira

A matemática, financeira é uma grande ferramenta na tomada de decisões. O mercado quer a cada momento, obter mais lucros, e fazer vendas mais rápidas para o consumidor. Nem sempre essas operações tem um calculo claro que o consumidor entenda. Por esse motivo é que saber a fazer cálculos financeiros básicos, é fundamental para o dia-a-dia, e para que o consumidor possa economizar algum dinheiro. Nesse tempo de consumismo, saber as diferenças básicas entre capitalização simples e composta, é quase que fundamental para quem quer saber o que esta pagando. Capitalização simples geralmente é usada em períodos inferiores a um ano, e a descontos de títulos junto a agentes financeiros.

A taxa de juros cobrada de cheque especial dentro de um mês, e descontos de cheques pré-datados nos bancos. Capitalização composta, é mais ligados aos casos em que o período é superior a um ano. Exemplos: em empréstimo de crédito direto ao consumidor, que são disponibilizado pelos bancos, financiamentos de imóveis e veículos, e a renumeração das aplicações capitalizadas mensalmente dentro de um ano.

1.2 - HP-12

A partir do final da década de 1960, estes problemas foram em parte resolvidos com o surgimento das primeiras calculadoras eletrônicas, que, a principio, só efetuavam as quatro operações. Somente na década de 1970, surgiram calculadoras mais complexas, que efetuavam uma gama maior de operações, destacando-se as fabricadas pela Hewlett Packard, Texas Instrumentos, Sharp, e outras. Logo após, surgiram as calculadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com