TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Trabalho Escolar: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

I. Origem da Moeda

A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário: conchas, o sal, o ouro, a prata etc. A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária). A função das moedas metálicas e, posteriormente, do papel moeda, foi, pois, facilitar as trocas comerciais. A moeda evoluiu a partir de duas inovações básicas, que ocorreram por volta de 2.000 a.C. Originalmente, o dinheiro era uma forma de recebimento, representando grãos estocados em celeiros de templos na Suméria, na Mesopotâmia, então Antigo Egito.

Esse primeiro estágio da moeda, no qual os metais eram usados para representar reserva de valor e símbolos para representar mercadorias, formou a base do comércio no Crescente Fértil por mais de 1500 anos. No entanto, o colapso do sistema comercial do Oriente Próximo apontou uma falha: em uma era na qual não havia nenhum lugar que era seguro para estocar valor, o valor de um meio circulante poderia ser apenas tão bom quanto as forças que defendiam aquela reserva. Mas essa logística comercial exigia um sistema monetário mais apropriado, que facilitasse os negócios, os pagamentos oficiais, a cobrança de impostos e limitasse as medições repetitivas dos pesos dos metais preciosos.

A ação conjunta dessas circunstâncias condicionou o surgimento de um disco de metal precioso, com desenho próprio e com peso determinado- isso culminou com a criação da moeda cunhada, como a conhecemos até os dias atuais. Atribui-se aos reis lídios, a invenção da cunhagem de moedas.

O modo como o homem cuidava das suas finanças tinha mudado, com o fim do sistema feudal e a origem do capitalismo, surgiu novas posturas e mudanças sociais significativas. Os bancos italianos surgiram graças às famílias das cidades-estados de Pisa, Florença, Veneza e Gênova com o objetivo de prestar serviços bancários aos cidadãos, oferecendo empréstimos e créditos com taxas menores, além de controlarem mais o dinheiro. O empréstimo e as cobranças de juros eram legais e tinha a aprovação do governo e da igreja, a justificativa para os juros, era a garantia que os bancos não ficassem no prejuízo. Eles percebiam que, com o fluxo da moeda ao emprestar o dinheiro para ganhar juros e aumentar ainda o lucro dos negócios, garantindo dinheiro no banco na hora em que os depositantes necessitassem resgatar seus saldos.

II. Pesquisa de Campo

Realizada na instituição financeira do BANCO DO BRASIL S/A, na agência da Assembleia Legislativa. Seu público alvo são os servidores da Assembleia, assim só trabalham com PF, não trabalhando com PJ. Os tipos de serviços oferecidos aos servidores como empréstimos, financiamentos, aplicações, são operações utilizadas em juros compostos com metodologia de computo no dia comercial.

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR

Durante um período determinado, você poupa um poupa um pouco por mês, de acordo com sua disponibilidade. Dessa forma acumula um saldo que, junto aos rendimentos, pode ser resgatado integralmente ou recebido mensalmente ao final de seu plano. É você quem decide quanto deseja contribuir e quando realizar seus projetos de vida.

Os planos de previdência são investimentos de longo prazo, ou seja, quanto maior o volume investido e o prazo de acumulação, maior é o valor acumulado e, consequentemente, a renda mensal. Outra vantagem é a forma de tributação, que proporciona vantagens para quem permanecer com os recursos investidos por mais tempo, gerando melhores rendimentos líquidos.

FUNDOS DE AÇÕES

Será cobrada a alíquota de 15% sobre os rendimentos somente no resgate, independentemente do tempo de aplicação.

Os fundos de investimentos com liquidez diária estão sujeitos à incidência de IOF nos resgates efetuados até o dia 29º dia da aplicação, conforme tabela da legislação vigente no mercado. Quanto maior o tempo de permanência no fundo, menor a alíquota. A partir 30º dia, as aplicações estão isentas de IOF. Não haverá incidência de IOF nos fundos de ações.

FUNDO DE INVESTIMENTO

Um fundo de investimento é um conjunto de recursos de diversos investidores com os mesmos interesses e objetivos.

É cobrado o IR nos fundos de investimento: Será cobrada semestralmente no último dia útil dos meses de maio e novembro de cada ano. Para fundos de curto prazo a alíquota é de 20% e para fundos de longo prazo é de 15%. No resgate será cobrado IR sobre os rendimentos de acordo com o prazo de permanência da aplicação no fundo, conforme abaixo:

Fundos de curto prazo:

- Até 180 dias: 22,5%

- Acima de 180 dias: 20,0%

Fundos de longo prazo:

- Até 180 dias: 22,5%

- De 181 à 360 dias: 20,0%

- De 361 à 720 dias: 17,5%

- Acima de 720 dias: 15,0%

BB CRÉDITO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

É o crédito para a compra de material de construção, do básico ao acabamento, e ainda armários e móveis planejados. Você parcela em até 60 meses e tem até 180 dias para começar a pagar. Tudo isso diretamente nas lojas conveniadas, sem precisar ir ao banco.

CHEQUE ESPECIAL

É um limite de crédito disponibilizado em conta corrente e que pode ser utilizado sempre que não houver saldo suficiente para pagamentos de títulos, cheques, saques em dinheiro, etc.

O cheque especial deve ser utilizado em situações de emergência, como por exemplo, para pagamento de uma conta quando você sabe que receberá dinheiro em alguns dias, ou em prazos curtos, como alternativos para aqueles pequenos “buracos” que aparecem no orçamento. Se você sabe que precisará utilizar esse dinheiro por um prazo maior, considere a possibilidade de contratar uma operação de Crédito Pessoal (CDC), que lhe oferece taxas menores e prazos maiores. Não apresenta sistema de amortização da dívida para ser regularizada é cobrir o saldo devedor

BB CRÉDITO VEÍCULO

Financiamento para compra de carros novos ou usados, nacionais ou importados, com até 10 anos de fabricação. O crédito é liberado na conta corrente do vendedor\ fornecedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com