TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Dissertações: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MATEMÁTICA FINANCEIRA

LOURDES PREVEDELLO SARZI RA: 363630

MÁRCIA SILVA DOS SANTOS RA: 375661

MICHELE MONTAGNER MISSIO RA: 386058

PATRICIA FERNANDA DA SILVA RA: 366314

Faxinal do Soturno, RS.

2013

LOURDES PREVEDELLO SARZI

MÁRCIA SILVA DOS SANTOS

MICHELE MONTAGNER MISSIO

PATRICIA FERNANDA DA SILVA

Matemática Financeira

Trabalho apresentado à disciplina de Matemática Financeira da Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação à distância do curso de Administração sob a orientação da Profa. Ivonete Mello de Carvalho.

FAXINAL DO SOTURNO, RS.

2013

SUMÁRIO:

Introdução.....................................................................................................................4 1-Conceitos fundamentais de matemática financeira-regime de capitalização simples e composta.....................................................................................................................................5 1.1-HP-12C...................................................................................................................6 1.2-Cálculos dos desafios do caso A e B.......................................................................6 2-Conceitos de séries de pagamentos uniformes - postecipados e antecipados.............7 2.1-Cálculos para os desafios do caso A e B.................................................................8 3-Conceitos de taxa a juros compostos.........................................................................10 3.1-Cálculos dos desafios A e B.....................................................................................12 4-Conceito de amortização de empréstimos.................................................................13 4.1-Cálculos dos desafios propostos do caso A e B...............................................................14 5-Considerações finais....................................................................................................15 6-Referências bibliográficas.........................................................................................16

INTRODUÇÃO

A matemática financeira tem por finalidade estudar as várias formas de evolução do valor do dinheiro no tempo. A partir dela podemos gerar análise e comparações que nos permitam definir as melhores alternativas para a aplicação ou obtenção de recursos financeiros. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais.

Essa área, ao contrário do que muitos pensam, tem utilidade para pessoas que não necessariamente com números. Na hora de uma compra, calcular qual das lojas tem um valor de juros que seja mais em conta é um artificio da matemática financeira. Essa ATPS tem como objetivo de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos, e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão. Matemática financeira, de modo geral, é o ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. A forma como os recursos estão sendo ou serão empregados, de maneira a maximizar o resultado, é uma das aplicações fundamentais da Matemática Financeira. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar alternativas, optando por aquela que mais benefícios nos trarão, ou menos prejuízo acarretará.

Etapa 1:

1-Conceitos fundamentais de matemática financeira-regime de capitalização simples e composta:

A Matemática Financeira é o campo indispensável para a compreensão e operações nos mercado financeiro e de capitais, sua atuação na administração financeira com baixo tempo e custo de decisão, possibilita, essencialmente, analisar a evolução do dinheiro ao longo do tempo, determinando o valor das remunerações relativas ao seu tempo.

No mercado financeiro o valor monetário é o denominador comum de medida para agregar valor a bens e serviços e até a própria moeda como um meio de acúmulo deste valor constituindo assim a riqueza ou capital.

As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: o capital, a taxa de juros e o tempo.

O Capital corresponde a todo acúmulo de valores monetários em um determinado período de tempo, constituído a partir da riqueza. Para tanto, a incidência de Juros, trata-se da remuneração de um capital (c), aplicado a uma taxa (i), durante um determinado período (n), portanto, é dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado.

A existência de Juros decorre de vários fatores, como pela inflação, decorrente da diminuição do poder aquisitivo da moeda num determinado período de tempo, assim como devido a riscos ou possíveis riscos de investimento e tendências consumistas com empréstimos a terceiros.

Se a taxa de juros incidir sobre o capital inicial, dizemos que temos um sistema de capitalização simples, ou seja, Juros simples e quando a taxa de juros incidir sobre o capital atualizado com os juros do período, dizemos que temos um sistema de capitalização composta, denominada Juros compostos.

Regime de capitalização Simples: o valor da taxa de juros corre apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com