TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Trabalho Universitário: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Matemática Financeira

Conceitos básicos

Segundo autores: A matemática financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimento ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um fluxo de Caixa.

A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral. No atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de credito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações.

Os problemas clássicos de matemática financeira são ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.

Capital

Segundo estudiosos da matemática financeira Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras).

Amortização

É um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde á soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros do saldo devedor, podendo ser reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.

Juros

Os juros é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste ínterim estiver disposta a emprestar esta quantia a alguém, menos paciente, deve ser recompensado por esta abstinência na proporção do tempo e risco, que a operação envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.

Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.

JUROS SIMPLES

Segundo o portal da matemática juros simples é valor Principal ou simplesmente é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros.

Os juros de cada intervalo de tempo sempre são calculados sobre o capital inicial emprestado ou aplicados.

A expressão matemática utilizada para o cálculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte:

J = C * i * t, onde

J = juros

C = capital

I= taxa de juros

t = tempo de aplicação (mês, bimestre, trimestre, semestre, ano...)

M = C + J

M = montante final

C = capital

J = juros

Exemplo 1

Qual o valor do montante produzido por um capital de R$ 1.200,00, aplicado no regime de juros simples a uma taxa mensal de 2%, durante 10 meses?

Capital: 1200

i = 2% = 2/100 = 0,02 ao mês (a.m.)

t = 10 meses

J = C * i * t

J = 1200 * 0,02 * 10

J = 240

M = C + j

M = 1200 + 240

M = 1440

O montante produzido será de R$ 1.440,00.

JUROS COMPOSTOS

Segundo autores: São os acréscimos somados ao capital no final de cada período de aplicação, que somado com esta soma um novo capital.

Os juros de cada intervalo de tempo são calculados a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: os juros de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.

O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com