TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Exames: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

ASSUNTO: ASPECTOS CONCEITUAIS DA MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA

Inicialmente podemos dizer a matemática financeira dentre várias definições, “é a ciência que estuda o dinheiro no tempo” (Lawrence Jeffrey Gitman). O conhecimento dessa área é indispensável para compreender e operar nos mercados financeiro e de capitais, e atuar em administração financeira com baixo tempo e custo de decisão.

Ao longo do tempo, o homem percebeu uma possível relação entre o tempo e o dinheiro, ele percebeu que o dinheiro perdia valor com o passar do tempo, dessa forma, a correção monetária deveria ser feita, para que reduzisse as chances de o capital perder valor ou poder de compra.

A noção de juros pode ser atribuída aos primeiros indícios de civilizações existentes, fatos históricos relatam que, na Babilônia, comerciantes emprestavam sementes aos agricultores que, ao colherem a plantação, pagavam as sementes emprestadas mais uma determinada parte da colheita.

Atualmente, a matemática financeira possui inúmeras aplicabilidades no cotidiano, englobando situações relacionadas ao ganho de capital, pagamentos periódicos, porcentagem, financiamentos, descontos comerciais entre outros produtos do meio financeiro.

A matemática financeira busca, essencialmente, analisar através de cálculos a evolução do dinheiro ao longo do tempo, determinando o valor das remunerações relativas ao seu tempo.

A Matemática comercial e financeira é a parte da matemática que tem por objetivo resolver problemas relacionados às finanças. Possui técnicas e fórmulas

próprias que permitem estudar o comportamento do dinheiro em função do tempo, considerando algumas das características do mercado.

O conhecimento dessa matéria permite o melhor uso dos conceitos da administração financeira, pois, através de suas técnicas, o indivíduo é capaz de tomar decisões mais seguras em relação aos investimentos. Não deve ser usada somente pelos chamados ‘financistas’ nas questões organizacionais, mas sim por todos os indivíduos em quaisquer situações em que uma decisão financeira deva ser tomada, como por exemplo, no comércio, quando do pagamento a prazo na aquisição de produtos e serviços.

Leitura e interpretação na matemática comercial e financeira

Há dificuldades de interpretação de textos matemáticos, indagamos a que se deve essa dificuldade no processo de ensino-aprendizagem da matemática e consideramos que esse aspecto é peculiar no processo de leitura, sistematização e organização desses conhecimentos.

Temos como hipótese que a falta de hábitos de leitura, em que se destaca a de Língua materna, e de contextualização adequada dos problemas matemáticos, tanto pelos professores quanto pelos alunos leva os envolvidos no processo escolar a uma dificuldade de empatia para com os conteúdos dessa disciplina. Isso acarretaria baixo rendimento, desestímulo, reprovação, desistência e evasão escolar, tanto na escola básica quanto nas licenciaturas.

Devemos considerar que a produção contemporânea é essencialmente simbólica e o convívio social requer o domínio das linguagens como instrumentos de comunicação e negociação de sentidos. Sendo toda linguagem composta de códigos, as relações com as práticas sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com