TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Casos: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  162 Visualizações

HP-12C:

Cálculos Financeiros Básicos.

Para a realização de cálculos financeiros básicos com a HP12C ( cálculos de juros simples ou compostos ) é preciso estar cientes das seguintes teclas:

N - Indica o prazo que deve ser considerado. Pode ser dado em dias, meses, trimestres, anos, desde que de acordo com a taxa de juros.

I - Significa juros. Indica a taxa de juros usada no trabalho com o capital. Deve estar de acordo com o indicador de tempo.

PV - Significa valor presente. É o capital inicial sobre o qual os juros, prazos e amortizações serão aplicados.

FV - Significa valor futuro. É o montante final resultante da soma dos juros acumulados com o Capital inicial, descontados os pagamentos, caso existam.

PMT - Significa valor do pagamento periódico. É o valor de uma parcela que pode ser adicionada ou subtraída do montante a cada período.

Para utilizar as funções financeiras da HP 12C em cálculos envolvendo juros compostos (uso de n, i, PV e FV), a calculadora deve conter na parte inferior do lado direito do visor a letra C. Com esse indicador no visor, caso existam períodos fracionários, também serão calculados pelo sistema de juros compostos, como normalmente se deseja. Caso a letra C não conste no visor tecle (STO) para fazê-la surgir e deixar a calculadora no modo normal de operação denominado convenção exponencial.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com