TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Monografias: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

RELAÇÃO DE ASSESSORIA AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Assessoria significa o ato ou efeito de assessorar; assessoramento. Órgãos, ou conjunto de pessoas, que assessora um chefe. Escritório, ou instituição, especializado na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos. Lugar em que funciona uma assessoria.

Pode-se analisar a demanda de assessoria ao Serviço Social como sendo um processo de trabalho para a profissão. As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não governamentais e empresas privadas, citada anteriormente, sendo que o profissional responsável pela execução desta atividade instrumental, normalmente, não tem vínculo empregatício e atua como prestador de serviço para a organização demandatária.

A assessoria no âmbito do Serviço Social pode ser considerada uma ferramenta de trabalho incipiente. Porém, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais do Serviço Social consideram na como um instrumento de trabalho profissional, em que o Assistente Social irá “acompanhar processos de trabalho da organização e/ou de grupos, apontando possibilidades, limites, alternativas no projeto pretendido. Deve contribuir para a leitura da realidade, o que facilita traçar o planejamento” (CRESS 10ª Região, 1999, p. 68). Porém, a assessoria pode ser considerada, apesar da incipiência de sua utilização como instrumento ou atividade da categoria profissional, um novo espaço de intervenção do Serviço Social.

A importância de uma reflexão sobre assessoria/consultoria para o Serviço Social se dá pelo fato de que a maioria da produção teórica sobre o tema tem sido, em geral, produzida em outra área do conhecimento – o campo da administração de empresas – com vistas a maximização do lucro, pressuposto muito distante do atual projeto profissional do Serviço Social, mas que tem espaço na bibliografia de alguns planos de aula e em textos de Serviço Social sobre o tema. Portanto, a reflexão conceitual sobre o tema é importante com vistas a subsidiar o debate e a produção sobre a assessoria/consultoria no âmbito do Serviço Social brasileiro e do seu projeto ético-político.

Os assistentes sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho. A formação profissional e a experiência possibilitam, especialmente, um domínio sobre as políticas sociais e de práticas educativas com a população.

De acordo com Matos (2010), a entrada em cena desde por parte dos assistentes sócias representa uma maturidade intelectual da profissão e a importância que o projeto de profissão do Serviço Social brasileiro, conhecido nacionalmente como projeto ético-político do Serviço Social, tem para o conjunto de categoria.

A assessoria desenvolvida por assessores assistentes sociais a profissionais ou equipes de Serviço Social visa qualificar o trabalho profissional. Tendo como referência o atual projeto de profissão, podemos afirmar que o Serviço Social é uma profissão interventiva, com claro posicionamento de defesa dos direitos dos usuários de seus serviços, produtora de conhecimentos e que estabelecer permanente diálogo com as matrizes das ciências humanas e sociais. Toma as diferentes expressões da questão social como objeto de sua ação profissional, ao mesmo tempo em que reconhece que o trato da questão social é prerrogativa exclusiva de sua corporação (MATOS, 2010).

Ao realizar assessoria, o assistente social precisa pensar a prática, o que significa entender as contradições da realidade dos espaços profissionais ocupados pelo Serviço Social com a análise, estratégias e ações, enfrentandos-as, no sentido de uma ação profissional pensada, consciente.

Ao assessor em seu exercício profissional cabem também as preocupações éticas do fazer profissional, através da preservação do espaços de exercício democrático e de viabilização do projeto ético-politico-profissional nas mais variadas esferas de sua atuação; porém não há por que estabelecer uma relação vertical entre o assessor e o assessorado.

O processo de assessoria não deve distinguir o assessor como possuidor do saber superior em detrimento do assessorado. Deve, sim, abranger dois polos integrantes, em que assessorado e assessor contribuem com o universo de seus respectivos conhecimentos para alcance de um único objetivo.

O trabalho do assistente social na atividade de assessoria deve ser pensado como possível campo de trabalho, já que esta atividade vem gerando postos de trabalho para a categoria e possibilitando a otimização do enfrentamento das requisições que surgem nos espaços de trabalho. Portanto, é necessário que cada vez mais profissionais procurem a competência da atividade de assessoria, a fim de não perderem possíveis oportunidades de trabalho, até mesmo para outras áreas do conhecimento, que podem se apropriar da singularidade do trabalho do assistente social.

No campo das atribuições privativas identificamos como importante reforçar e ampliar as atividades de assessoria dos assistentes sociais aos profissionais da mesma profissão. Essa frente de assessoria visa qualificar a intervenção profissional e traz o compromisso, em tese, da Universidade com a formação profissional continuada dos assistentes sociais.

FRANCISCO

A assessoria e consultoria no serviço social trata- se especificamente da importância da pratica acreditamos que a temática da assessoria /consultoria é importante para a profissão, mas não pode ser tratada de forma independente. Os profissionais de serviço social vem sendo demandados a assessorar a criação de políticas sociais de serviços sociais, de trabalho educativos junto a população entre outros.

Os profissionais de serviço social tem por finalidade nos termos de assessoria e consultoria prestar assessoria e consultoria á órgãos da administração pública direta e indireta empresas privadas e outras entidades, referentes a elaboração, a coordenação, a execução e a avaliação de planos e projetos, planejar, organizar, realizar estudos socioeconômicos. A atividade de assessoria se expressa ao profissional, em meio as alterações impostas ao mundo do trabalho como um recurso estratégicos de intervenção profissional.

Acreditamos que a temática da assessoria e consultoria é importante para a profissão de serviço social, o desafio para os assistentes sociais de assessoria e consultoria é transitar da bagagem teórica acumulada do refinamento do entendimento da questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com