TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Taxa Monetária

A taxa Monetária representa o controle da oferta de moeda na economia, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.

O Banco Central é o principal órgão executor da taxa monetária, ela age diretamente controlando a quantidade de dinheiro em circulação, buscando defender o poder de compra da moeda.

Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:

• Na Ativa o objetivo do governo é controlar a oferta de moeda e a taxa de juros oscila para ter um equilíbrio entre oferta e demanda.

• Na passiva o governo visa determinar a taxa de juros e deixa a quantidade de moeda variar, para garantir o nível de taxa de juros.

Taxa Referencial (TR)

A Taxa Referencial é uma taxa de juros de referência, visando combater a inflação, com a intenção de ser uma taxa básica referencial dos juros a serem praticados no mês vigente e que não refletissem a inflação do mês anterior.

Atualmente ela é utilizada no cálculo do rendimento de diversos investimentos, tais como títulos públicos, caderneta de poupança, pagamentos a prazo e seguros em geral. A metodologia de cálculo da TR tem como base a taxa média mensal ponderada ajustada dos CDBs prefixados das 30 instituições financeiras selecionadas, sendo eliminadas as duas de menor e as duas de maior taxa média. A base de cálculo da TR é o dia de referência, sendo calculada no dia útil posterior. Sobre a média apurada das taxas dos CDBs é aplicado um redutor que varia mensalmente.

Índices Gerais de Preços (IGP)

Os índices gerais de preços, foi criado para registrar as variações de preços de matérias-primas agropecuárias e industriais, de produtos intermediários e de bens e serviços finais, ou seja, é usado como deflator do índice de evolução dos negócios, daí resultando um indicador mensal do nível de atividade econômica.

O IGP desempenha três funções. A primeira função é um indicador macroeconômico que representa a evolução do nível de preços. A segunda função é a de deflator de valores nominais de abrangência compatível com sua composição, como a receita tributária ou o consumo intermediário no âmbito das contas nacionais. Em terceiro lugar, é usado como referência para a correção de preços e valores contratuais.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

O Índice Nacional de Preços ao consumidor (INPC) é medido pelo IBGE e obtido a partir dos Índices de Preços ao Consumidor regionais e tem como objetivo oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população. O INPC é estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos. Para calcular os índices do INPC são considerados nove tipos de produtos, dentre eles a alimentação e bebidas, artigos de residência, comunicação, despesas pessoais, educação, habitação, saúde e cuidados pessoais, transportes e vestuário.

O INPC mede a inflação de famílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com