TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Casos: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  5.565 Palavras (23 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

A origem da palavra matemática é grega, vem de “máthema” e quer dizer ciência, aprendizado, conhecimento. Os conhecimentos matemáticos vieram a partir da necessidade do ser humano de podermos retratar quantidade, resolver problemas do cotidiano. Com o advento do dinheiro, novos problemas surgiram e, assim, houve a necessidade de explorar a matemática de uma forma a poder responder essas novas questões que vinham junto com o dinheiro. Então, se criou um novo ramo da matemática, a matemática financeira. Esse novo “ramo” se dedica, entre outras coisas, a estudar a relação entre o tempo e o dinheiro, mas não se restringe somente a isso. Questões que necessitam o cálculo de média, estatísticas, possíveis lucros e prejuízos são muito úteis para e até necessários para o funcionamento de uma empresa ou instituição.

No dia a dia a matemática financeira pode ser a sua maior ferramenta na tomada de decisões. .Na atualidade possui diversas aplicações no sistema econômico, algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, a matemática financeira não é de uso somente de empresários, contadores e dos que trabalham nessa área, apesar de servir essencialmente a esse grupo, ela esta também no nosso cotidiano.

1 Fundamentos da Matemática Financeira

A matemática financeira pode ser a sua maior ferramenta na tomada de decisões. Na atualidade possui diversas aplicações no sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros. O mercado de trabalho está estruturado para vender cada vez mais, hoje em dia o consumidor compra muito “por impulso”, nem sempre as operações são claras e bem explicadas, e isso acaba o levando a fazer compras sem saber ao certo o que é melhor para ele.Os cálculos financeiros básicos são muito úteis, eles nos ajudaram a economizar dinheiro e muitas vezes a fazer bons negócios.A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.

1.2 O Objetivo dos Fundamentos da Matemática Financeira no Cotidiano.

O objetivo do ensino da matemática financeira é formar cidadãos que saibam analisar criticamente as operações financeiras de que faz uso diariamente, tendo o poder de optar e decidir o que melhor lhe convém diante de suas expectativas, interpretando e refletindo sobre as opções que o mercado oferece. Aplicar seus conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas, desenvolver a capacidade de raciocínio, de resolver problemas.

O conceito de juros surgiu no momento em que o homem percebeu a existência de uma afinidade entre o dinheiro e o tempo, o objetivo do capitulo do livro estudado, é demonstrar a diferença entre juros simples e juros compostos.

Analisar e interpretar criticamente dados provenientes de problemas matemáticos do cotidiano. Desenvolvendo atitudes positivas em relação à matemática financeira, como autonomia, confiança quanto às capacidades matemáticas e perseverança na resolução de problemas;

Desenvolver o gosto pela matemática e o prazer em “fazer matemática” o ajudará bastante no dia a dia.

3. Principais Tópicos

Nestes tópicos veremos algumas das principais variações de um problema, estes tópicos serão importantes para que identifiquemos algumas situações que envolva cálculos financeiros principalmente as duas últimas.

3.1 Terminologia- Consiste na identificação das variáveis comuns aos problemas propostos que devem ser extraídos nos atos de sua leitura inicial. Qualquer operação financeira deve estar estruturada em função do tempo e de uma taxa de juros ( remuneração). Os componentes de uma operação, seja a juros simples ou composto tem nome:

P i É o valor inicial de uma operação e esta representado no instante “ zero”, também pode ser chamado de Valor de Origem O , Valor Principal P ou mesmo de Capital C.

l : taxa de juros periódicas, vem do inglês interest rate ( taxa de juros), esta relacionado a forma de incidência. Pode ser diária. Semanal, quinzenal, mensal, semestral, anual entre outros. Essa taxa é expressa em forma percentual ( % ).

i : A letra “ i” minúscula indica que a taxa l foi dividida por cem.

n: número de períodos envolvido na operação. È o tempo que deve estar de acordo com a taxa de juros.

Fn: Valor Futuro, representado no instante m. É composto de amortização, mais juros. Também pode ser chamado de (Valor de Resgate, Montante M ou Saldo Futuro ).

3.2 O que é comum entre juros Simples e juros Compostos.

Os principais itens entre juros simples e juros compostos são:

• Fórmula- ao se Trabalhar com fórmulas, a taxa de juros deve ser empressa em sua forma centecimal i

• Valor de Juros- juro incide sobre o saldo devedor do período anterior. Uma parcela de juro é obtida pela manipulação do valor presente P , ou de origem , pela taxa i e pelo tempo n.

• Valor Futuro Fn- o montante pago/recebido em n períodos é composto pelo valor Presente P, ou de origens mais os juros.

• Capitalização- quando o período de juros for igual a 1, os sistemas de juros simples e compostos apresentam o mesmo Valor Futuro Fn .

3.3 Diagrama das Operações Financeiras

Os dados nomeados devem ser representados em um diagrama, sugere-sê que os problemas sejam diagramados, isso facilita a organização do raciocínio e a compreensão da situação proposta.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com