TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Monografias: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso: Tecnologia em Gestão Financeira

Disciplina: Matemática Financeira

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Matemática Financeira

Professor Tutor a Distância: Leonardo Otsuka

São Paulo

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho está baseado no solicitado no curso de gestão financeira terceiro semestre com o título de Atividades práticas supervisionadas, de autoria de Gesiane de Salles Cardin Denzin da Faculdade Anhanguera de Limeira. A ordem colocada é a mesma solicitada na ATPS e seguem os padrões ABNT.

RESOLUÇÃO DAS ETAPAS:

Etapa 1 – Passo 1 – Conceitos fundamentais da matemática financeira.

1 - A Matemática Financeira tem como função estudar as diversas formas de evolução do valor do dinheiro. Assim, através dela, podemos obter resultados que nos permite realizar melhores aplicações, existem vários termos utilizados na área financeira os principais são: Capital, Juros, Taxa de juros, Período e Montante, ainda existem os regimes de Capitalização que são: Simples e Composta.

CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA

- Capitalização simples: Na capitalização simples somente o valor principal rende juros, ou seja, os juros são calculados aplicando-se a taxa de juros sempre sobre o valor do capital inicial, ao longo de todo o período, ou seja, não é gerado juros sobre juros.

Fórmula: Fv=PV(1+n.1)

- Capitalização Composta: Os juros produzidos ao final de um período são integrados ao cálculo do período seguinte, gerando assim juros sobre juros.

Fórmula:FV = PV. (1 + i)n

É importante frisar que a taxa de juros e o período devem estar na mesma unidade de tempo. Se a taxa de juros for ao mês, por exemplo, o período deverá estar em meses.

2 - Cálculos Básico na HP 12C

Diferentemente das calculadoras convencionais, que utilizam o método algébrico convencional, as HPs financeiras, utilizam o método Notação Polonesa Inversa, (RPN na sigla em inglês, de Reverse Polish Notation), que permite uma linha de raciocínio mais direta durante a formulação e melhor utilização da memória.

Cálculos básicos comuns

Por utilizar a notação RPN, a HP 12C exige um algoritmo (seqüência de passos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com