TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Trabalho Escolar: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 13

 ABRAÃO MESSIAS GOMES RA 9143247584

 ALTAMIR SILVA PIMENTEL RA 6942009413

 IONAS FERREIRA CALADO RA 6524261121

 ELIZABETH PRATI RA 6769379208

 JAIR ZAMBONINI RA 6748355160

 DEVAIR PUGA RA 7121496199

 EDUARDA CHIARETI ANGRA RA 69988506559

 NARAYANE M. DA SILVA RA 6942009440

ARTIGO ACADÊMICO

ATPS DE MATEMATICA FINANCEIRA

PROFESSOR EAD: LEONARDO OTSUKA

TUTOR PRESENCIAL: LUCIANO TAMION

TUTORA A DISTÂNCIA: LUCIANO TAMION

SERTÃOZINHO/SP

2014

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Atividades Práticas Supervisionadas junto ao curso de Tecnologia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, na área Matemática Financeira como requisito final sob a orientação do Tutor EAD.

SERTÃZINHO/SP

2014 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

ETAPA 1 – FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

ETAPA 2 – CÁLCULOS ATRAVÉS DA HP12C E PLANILHAS DE EXCEL

ESTAPA 3 – SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS........................................................................................

INTRODUÇÃO

Conforme o que foi requisitado através desta atividade prática supervisionada, que tem por objetivo a prática nos cálculos dos regimes de capitalização e a criação de tabelas para simular a evolução de cada modalidade de financiamento, considerando os três sistemas de amortização oferecidos no mercado: SAC ( sistema de amortização constante), a Tabela SAC é a modalidade de financiamento na qual as parcelas tem valor decrescente. É muito utilizada em financiamentos de imóveis. SACRE ( sistema de amortização crescente), O Sacre é um modelo de cálculo de prestações que visa facilitar o pagamento dos financiamentos habitacionais e não complicá-los. O produto é uma variante do SAC (Sistema de Amortização Constante), que define prestações fixas e decrescentes em progressão aritmética. No caso do Sacre, as parcelas são fixas, mas os juros são decrescentes enquanto a amortização é crescente. Ou seja: acelera-se o processo de amortização do saldo devedor, o que implica maior esforço financeiro para pagar a casa própria. PRICE (sistema de amortização francês) que é um método usado em amortização de empréstimo cuja principal característica é apresentar prestações (ou parcelas) iguais . O método foi apresentado em 1771 por Richard Price em sua obra "Observações sobre Pagamentos Remissivos" (em inglês: Observations on Reversionary Payments ).

De acordo com as ferramentas e recursos tecnológicos como as planilhas de Excel e a calculadora financeira HP12C é possível apresentar o trabalho prático com maior aptidão e conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro.

ETAPA 1 – FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

Passo 1

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.

Para Samanez (1995) o conceito fundamental sobre o qual se alicerça toda a matemática financeira e, por sua vez, a análise de investimentos é o valor do dinheiro no tempo.

Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.

A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc. Raramente encontramos uso para o regime de juros simples: é o caso das operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.

Juros Simples ( lineares) é o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

Juros compostos ( exponenciais), o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no inicio de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.

Valor Presente: O valor presente é o somatório dos valores presentes dos fluxos individuais – positivos e negativos, ou seja, é o valor de cada fluxo de caixa descontado ao momento presente pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente.

Valor Futuro: O valor futuro é o somatório do “carregamento” de cada fluxo, seja negativo ou positivo, até o pagamento final pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente. Em outras palavras, para encontrar o valor futuro deve-se tomar cada recebimento e pagamento e calcular o valor futuro desses fluxos individuais, até o vencimento

da operação, utilizando uma taxa de juros predefinida.

Passo 2

Desenvolver o exercício proposto a seguir, utilizando as fórmulas do regime de capitalização simples e composto, apresentadas na teoria do capítulo do livro indicado no Passo 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com