TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Casos: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  3.458 Palavras (14 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇAO

Um dos maiores desafios das organizações é motivar as pessoas; fazê-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcançar os objetivos propostos; energiza-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem sucedidas por meio do seu trabalho. O conhecimento da motivação humana é indispensável para o administrador possa realmente contar com a colaboração das pessoas. (CHIAVENATO, 2004; 241).

Os Recursos Humanos desempenham um papel decisivo em incentivar os ganhos de produtividade de bens e serviços em relação aos quais o treinamento e atualização profissional marcam presença constante para que a produtividade seja cada vez mais e melhor.

Uma vez que cada pessoa possui certos objetivos motivacionais, o sentido que elas dão a cada atributo que lhes dá satisfação é próprio apenas de cada uma, é individual. Isto é, o significado de suas ações tem estreita ligação com a sua escala pessoal de valores. Esse referencial particular é que realmente dá sentido à maneira pela qual cada um opera sua motivação.

Em outras palavras, as atitudes e o comportamento de cada pessoa dependem de seus valores interiores. Nesse sentido, as necessidades também vão variar de pessoa para pessoa; é o caso das necessidades de ordem afetiva.

Também muito importante compreender o sentido que as pessoas dão ao trabalho; não vai haver satisfação emocional se a tarefa que as pessoas fazem não tem sentido para elas, não está alinhada a seus valores internos; este é o referencial que reata o homem à sua realidade e fornece os indícios de que precisa para elaborar suas expectativas, idéias e visões pessoais do que faz sentido para cada um.

1 – O homem integrado ao trabalho

A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a nossa imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.

De acordo com Zavattaro (1999): o trabalho é essencialmente uma ação própria do homem, mediante a qual transforma e melhora os bens da natureza, com a qual vive historicamente em insubstituível relação.

O primeiro fundamento do valor do trabalho é o próprio homem, o trabalho está em função do homem e não o homem em função do trabalho.

O valor do trabalho não reside no fato de se façam coisas, mas em que coisas sejam feitas pelo homem, que são suas fontes de dignidade.

É necessário que o indivíduo mobilize todas as suas energias para que possa manter o vínculo com o trabalho, alcançar o equilíbrio, a estabilidade, viver a sua identidade, para que possa se ver como ele verdadeiramente é.

1.1 - Motivação e necessidades humanas e teorias motivacionais: (Maslow, Herzberg, McGregor etc..)

“Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer.” (Dwight Eisenhower)

Para se tornar merecedora da contribuição total de seus membros, uma organização precisa entendê-los e, nesse caso, ambas as partes desfrutam do benefício de se conhecerem.

As teorias sobre motivação resultam de estudos consagrados, entendidos e aceitos no âmbito organizacional e por diferentes culturas.

1.1.1 - Maslow: Teoria de Hierarquia das Necessidades

Maslow estudou a motivação e considerou que a todo o momento alguém está motivado, no entanto, uma motivação mais sublime só irá se manifestar quando motivações mais básicas estiverem satisfeitas, conforme descreveu a figura.

• Necessidades Fisiológicas

São consideradas básicas e referem-se à sobrevivência do homem, ou seja, alimento, sono, sexo. Para Maslow, se essas necessidades não forem satisfeitas, as outras oferecerão pouca motivação, por exemplo, uma pessoa com fome ou sono não consegue produzir direito, aprender, porque a necessidade básica está “falando” mais alto. Nas organizações, podemos atender a essas necessidades por meio de melhor salario, intervalos para descanso (DSR), férias, cafezinho.

• Necessidade de Segurança

Maslow nos diz que, quando a necessidade fisiológica é atendida, surge a necessidade de segurança: necessidade de estar livre do medo do perigo físico e da privação das necessidades básicas. Se essa necessidade não for satisfeita, não surgirão outras. Nas organizações, essas necessidades estão relacionadas à segurança dos colaboradores, tanto física quanto psicológica, tais como: equipamentos de segurança, prevenção de acidentes e estabilidade no emprego.

• Necessidades Sociais

Uma vez satisfeitas as necessidades fisiológicas e de segurança, surgem as necessidades sociais, ou seja, tendo alimento, descanso, condições para suprir as necessidades básicas e de segurança, a pessoa quer pertencer a um grupo ou a vários grupos. As organizações atendem a essas necessidades nos processos de integração, nos grêmios, nas confraternizações etc.

• Necessidade de Estima

A partir do momento em que a pessoa pertence a um grupo, ela deseja ser reconhecida por esse grupo ou ser estimada. O atendimento dessa necessidade faz com que a pessoa se sinta confiante, útil, com poder e prestígio. Quando um colaborador recebe um elogio, é promovido ou reconhecido pelo trabalho, ele experimenta esses sentimentos.

• Necessidade de Autorealização

Maslow afirmou que essa necessidade está ligada ao desejo de nos tornarmos aquilo que somos capazes de ser, quando ele diz: “ o que o homem pode ser deve sê-lo”. Para ele, essa é a necessidade mais difícil de ser suprida, uma vez que ele se manifesta de formas diferentes. A organização tenta atender a essas necessidades ao oferecer bolsas de estudo, incentivos aos colaboradores naquilo que eles são capazes.

1.1.2 - Herzberg – Teoria da Higiene

Baseado nos estudos de Maslow, Herzberg realizou seu trabalho focado na motivação. O pesquisador considera que a motivação vai além da busca por atender às necessidades básicas, ela busca o alcance de metas positivas.

Herzberg chamou os dois primeiros níveis de “fatores higiênicos” e, somente aos níveis superiores, ele creditou a motivação.

Segundo o autor, os fatores higiênicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com