TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Dissertações: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  3.513 Palavras (15 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

O desafio proposto para a equipe é a construção de um Relatório Final, onde nos faz ter noção de juros simples (lineares) e noções de juros compostos (exponenciais), podendo também entender como funciona, por exemplo: as taxas de juros para financiamentos. Muitas vezes às empresas necessitam de capital, mas temem recorrer ás instituições financeiras por não conhecer os custos, agora mediante as simulações fica fácil entender como funcionam essas transações e quais são os recursos, proporcionando melhores custos.

DESAFIO

Sempre foi um grande desafio para a maioria das pessoas controlarem suas finanças. Hoje em dia, é comum ver pessoas “cuidando” de suas finanças somente pelo acompanhamento do saldo bancário, usando para isso cálculos simples de adição e subtração. Porém, gerir as finanças desta forma é insuficiente. Para renovar e aperfeiçoar a vida financeira, tornando- a mais organizada e próspera, faz - se necessário o domínio dos conceitos da matemática do dinheiro, conhecida por todos como Matemática Financeira. O conhecimento teórico somado a uma ferramenta computacional, como uma planilha em Excel,tem ajudado milhares de pessoas a encontrarem caminhos mais sensatos e ponderados, tanto para as pequenas como para as grandes decisões financeiras de suas vidas.

Marcelo e Ana estão casados há seis anos e planejam ter um bebê no próximo ano. O casal se encontra, atualmente, com uma vida financeira organizada, mas entendem que suas vidas mudarão no momento em que Ana engravidar. Há cinco anos, imersos em inúmeras dívidas e gastos impensados, passaram a estudar uma maneira de se relacionarem bem com o dinheiro. Para isso, resolveram adotar bons hábitos financeiros e passaram a alimentar, semanalmente, uma planilha do Excel com os ganhos e despesas referentes ao período. A planilha desenvolvida contemplava duas colunas: na primeira, seriam lançadas todas as entradas, como o salário do casal; na outra, seriam lançadas todas as despesas referentes a alimentação,transporte, cuidados pessoais, despesas financeiras, habitação, lazer, saúde,

empréstimos, vestuário etc.

Com esse programa de reeducação financeira a que se submeteram, passaram a “enxergar” a quantidade de dinheiro que realmente estava entrando e saindo de seus bolsos. Com o orçamento realista, saldaram suas dívidas seguindo uma ordem de prioridade (as dívidas que geravam mais juros eram pagas primeiramente) e transformaram a relação desastrosa que possuíam com o dinheiro no passado em uma situação atual de multiplicação e qualidade de vida. Motivado pelo desejo do casal de estudar “o quanto custa ter um filho em nossos dias” e a necessidade que temos de adquirir bons hábitos financeiros, o desafio proposto nesta atividade é responder a: “Qual a quantia aproximada que Marcelo e Ana deverão gastar, para que consigam criar seu filho, do nascimento até a idade em que ele terminará a faculdade?”.

Para tanto, oito desafios são propostos. Cada desafio, após ser devidamente realizado, deverá ser associado a um número (0 a 9). Esses números, quando colocados lado a lado e na ordem de realização das etapas, fornecerão os algarismos que irão compor a quantia que deverá ser gasta pelo casal Marcelo e Ana, para a criação de seu filho. Os seis primeiros números, que serão obtidos na Etapa 1 até a Etapa 3, fornecerão a parte inteira da quantia a ser gasta (milhares de reais), e os dois últimos algarismos, obtidos na Etapa 4, fornecerão a parte decimal da quantia a ser gasta (centavos de reais).

Objetivo do Desafio

Encontrar o valor aproximado que será gasto por Marcelo e Ana para que a vida de seu filho seja bem assistida, do nascimento até o término da faculdade.

ETAPA 1

Esta etapa é importante para que você fixe, de forma prática, os conceitos utilizados nos regimes de capitalização a juros simples e compostos, desenvolvidos previamente na disciplina. Você também irá aprender a utilizar a HP- 12Ccomo uma ferramenta de otimização dos cálculos financeiros gerados nos dois sistemas de capitalização. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

1Ler atentamente o capítulo do Livro -Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS) que descreve os conceitos fundamentais de Matemática Financeira – regime de capitalização simples e composta.

2 Pesquisar também em livros didáticos do ensino superior, na internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização da HP- 12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros.

3 Elaborar texto dissertativo contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada neste Passo. Essa pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

Fundamentos da Matemática Financeira

A matemática Financeira se aplica muito em nossa vida e é muito usada no cotidiano, pois para que possamos acompanhar e entender a estrutura dôo mercado devemos pelo menos ser bem entendidos desta ferramenta importante que é a matemática financeira.

O foco deste capítulo são as capitalizações simples e compostas, mas o livro aborda bem que a capitalização composta é a mais utilizada e também a mais importante, e temos como exemplo o banco central que tem muitas de suas tomadas de decisão afetadas diretamente pela capitalização composta.

Noções de juros simples:

A definição de capitalização ou juros simples é considerada a aplicação mais simples da matemática podendo ser resolvida de maneira fácil e algumas vezes até mesmo de forma intuitiva, sendo sempre o valor final sendo influenciado de um mesmo valor presente para todos os períodos.

Noções de juros compostos:

A baseada aplicação de capitalização ou juros compostos é praticamente a mesma da de juros simples, mas a diferença é que o Valor final não será influenciado por um mesmo valor presente, ou seja, o valor presente devera sempre ser corrigido período a período, como por exemplo um juros sobre juros.

Utilização da calculadora HP 12C em cálculos financeiros

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com