TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Trabalho Escolar: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

MAT. FINANCEIRA

ETAPA 1. PASSO 1.

Nos dias de hoje a matemática financeira tem sido uma ferramenta muito útil na analise de algumas alternativas de investimentos ou até mesmo em financiamentos de alguns bens de consumo. A matemática financeira consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um fluxo de caixa. Também é uma área da matemática que se dedica a problemas de ordem financeira, esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais sejam da área contábil ou administrativa.

A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar muitas operações monetárias. Ela nos ajuda muitas vezes na hora de uma compra, como calcular qual das lojas tem um valor de juros que seja mais barato e até mesmo significante na hora da aquisição de uma mercadoria ou bem.

Na matemática financeira existe dois tipos de juros, sendo eles os juros simples, e os juros compostos. A definição de juros simples se concentra na aplicação direta dos conceitos mais básicos de matemática. O valor do montante de uma dívida pode ser calculado de forma linear e muitas vezes até de maneira intuitiva. O juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

Já nos juros compostos também se pagam juros sobre o valor presente, mas com uma pequena e importante diferença, o valor inicial deve ser corrigido período a período. Essas correções são sobrepostas e sucessivas por “n períodos” em função de uma taxa de juros contratada. Sendo que o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no inicio do correspondente intervalo. Ou seja, o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.

Levando em consideração os apontamentos que foram citados acima, sem sombra de dúvidas a matemática financeira faz parte e tem feito parte de nossas vidas de uma maneira com grande relevância, já que o cidadão brasileiro tem pagado e muito, juros de todos os tipos, deixando cada vez mais caro o custo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com