TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira E Orçamentaria

Casos: Matematica Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)

O que é?

É uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada ao fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. De forma a classificar diversos projetos cujos fluxos de caixa tivessem uma taxa interna de retorno maior do que a taxa mínima de atratividade deveriam ser escolhidos.

Para que serve?

Serve para igualar o valor de investimento com seus retornos futuros. Significa a taxa de remuneração que deve ser fornecido pelo projeto de modo que este iguale seu investimento, após um período.

Vantagens:

Supondo que um projeto expresse uma TIR de 15% e o custo de capital de uma empresa seja de 7%, há uma relevante margem de erro para que o projeto possa apresentar retorno positivo. Outra boa vantagem desse indicador é que mede o retorno de projeto em relação ao investimento realizado. Esse é o fator determinante para que a TIR seja usada como o principal indicador dos executivos para rejeitar ou aprovar um projeto.

Desvantagens:

Enquanto a TIR diz ao analista qual o percentual de retorno de um projeto, ela não informa o risco que o investidor corre para obter tal retorno. Dois projetos podem ter o mesmo fluxo de caixa esperado, com os mesmos prazos. No entanto, as perdas que eles podem causar caso algo dê errado durante o projeto são significativamente diferentes. A TIR não revela as perdas potenciais dos investimentos, mas apenas os retornos esperados. Portanto, ela deve ser utilizada juntamente com medidas de risco, como analise de variância, ou analise de pior cenário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com