TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira - Origem Da Moeda

Dissertações: Matematica Financeira - Origem Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  3.331 Palavras (14 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 14

O povo grego, chamado de Helenos, nesta época já dominava a agricultura, fundiam ferro, esculpiam o bronze, navegavam com segurança pelo Mediterrâneo e estabeleciam um crescente do comércio. As comunidades primordiais transformaram-se em unidades socioeconômicas mais avançadas, desenvolvendo as "cidades-estados" independentes, ficando unidas pela língua, escrita e pelos mesmos deuses, catalisando o nascimento da civilização grega. Nos tempos remotos, para realizar troca de valores, era usual a utilização de lingotes de bronze ou barras de ferro. Como sabemos de Homero, lá pelo século IX A.C., pesos de prata facilitavam a troca de valores. Mas essa logística comercial exigia um sistema monetário mais apropriado, que facilitasse os negócios, os pagamentos oficiais, a cobrança de impostos e limitasse as medições repetitivas dos pesos dos metais preciosos. A ação conjunta dessas circunstâncias condicionou o surgimento de um disco de metal precioso, com desenho próprio e com peso determinado, isso culminou com a criação da moeda cunhada, como a conhecemos até os dias de hoje. Atribui-se aos reis lídios, a invenção da cunhagem de moedas.

O modo como o homem cuidava das suas finanças tinha mudado, com o fim do sistema feudal e a origem do capitalismo, surgiu novas posturas e mudanças sociais significativas. Com isso a forma de negociação mudou deixou de ser a troca de mercadorias, que era a principal forma de negociação na Idade Média. Com o novo rumo dos negócios a moeda se torna a principal forma de pagamento para as mercadorias, surgindo logo depois os primeiros bancos, na Itália, e o papel-moeda. Os bancos italianos surgiram graças às famílias das cidades-estados de Pisa, Florença, Veneza, Verona e Gênova com o objetivo de prestar serviços bancários aos cidadãos, oferecendo empréstimos e créditos com taxas menores, além de controlarem mais o dinheiro. O empréstimo e as cobranças de juros eram legais e tinha a aprovação do governo e da igreja, a justificativa para os juros, era a garantia que os bancos não ficassem no prejuízo. Eles percebiam, que com o fluxo da moeda ao emprestar o dinheiro para ganhar juros e aumentar ainda o lucro dos negócios, garantindo que dinheiro no banco na hora em que os depositantes necessitassem resgatar seus saldos. EX: Pedro depositou hoje 100 unidades de moeda, amanhã José entra no banco e pede emprestadas 20 unidades que irá pagar em 20 dias. Então o banco empresta para José pagar 25 unidades quando der o final dos 20 dias. O banco estudou o comportamento de Pedro e sabe que ele somente tira o dinheiro de 30 em 30 dias. Quando Pedro vier resgatar o dinheiro José já terá pagado o que devia ao banco e Pedro poderá tirar seu dinheiro. Quando este fluxo falha o banco recorre a outros bancos e realiza empréstimos para cobrir o PREJUIZOS.

Referências Bibliográficas:

http://www.angelinicoins.com/Hist/Grecia/Origem.html

O povo grego, chamado de Helenos, nesta época já dominava a agricultura, fundiam ferro, esculpiam o bronze, navegavam com segurança pelo Mediterrâneo e estabeleciam um crescente do comércio. As comunidades primordiais transformaram-se em unidades socioeconômicas mais "maduras", desenvolvendo as "cidades-estados" independentes, ficando unidas pela língua, escrita e pelos mesmos deuses, catalisando o nascimento da civilização grega. Nos tempos remotos, para realizar troca de valores, era usual a utilização de lingotes de bronze ou barras de ferro. Como sabemos de Homero, lá pelo século IX A.C., pesos de prata facilitavam a troca de valores. Mas essa logística comercial exigia um sistema monetário mais apropriado, que facilitasse os negócios, os pagamentos oficiais, a cobrança de impostos e limitasse as medições repetitivas dos pesos dos metais preciosos. A ação conjuntadessas circunstâncias condicionou o surgimento de um disco de metal precioso, com desenho próprio e com peso determinado, isso culminou com a criação da moeda cunhada, como a conhecemos até os dias de hoje. Atribui-se aos reis lídios, a invenção da cunhagem de moedas.

O modo como o homem cuidava das suas finanças tinha mudado, com o fim do sistema feudal e a origem do capitalismo, surgiu novas posturas e mudanças sociais significativas. Com isso a forma de negociação mudou deixou de ser a troca de mercadorias, que era a principal forma de negociação na Idade Média. Com o novo rumo dos negócios a moeda se torna a principal forma de pagamento para as mercadorias, surgindo logo depois os primeiros bancos, na Itália, e o papel-moeda. Os bancos italianos surgiram graças às famílias das cidades-estados de Pisa, Florença, Veneza, Verona e Gênova com o objetivo de prestar serviços bancários aos cidadãos, oferecendo empréstimos e créditos com taxas menores, além de controlarem mais o dinheiro. O empréstimo e as cobranças de juros eram legais e tinha a aprovação do governo e da igreja, a justificativa para os juros, era a garantia que os bancos não ficassem no prejuízo. Eles percebiam, que com o fluxo da moeda ao emprestar o dinheiro para ganhar juros e aumentar ainda o lucro dos negócios, garantindo que dinheiro no banco na hora em que os depositantes necessitassem resgatarseus saldos. EX: Paulo depositou hoje 100 unidades de moeda, amanhã Antônio entra no banco e pede emprestadas 20 unidades que irá pagar em 20 dias. Então o banco empresta para Antônio pagar 25 unidades quando der o final dos 20 dias. O banco estudou o comportamento de Paulo e sabe que ele somente tira o dinheiro de 30 em 30 dias. Quando Paulo vier resgatar o dinheiro Antônio já terá pagado o que devia ao banco e Paulo poderá tirar seu dinheiro tranquilo. Quando este fluxo falha o banco recorre a outros bancos e pega dinheiro emprestado para cobrir o PREJUIZOS.

Referências Bibliográficas:

http://www.angelinicoins.com/Hist/Grecia/Origem.html

2 – Realize uma pesquisa de campo, se dirigindo a bancos, financeiras, empresas de factoring etc, elencando pelo menos 10 produtos financeiros relacionados a empréstimos, financiamentos ou aplicações financeiras, associando a cada um a prática de apuração dos juros: juros simples ou juros compostos, antecipados ou não, e metodologia de cômputo dos dias (comercial, exatos, úteis).

A minha pesquisa de campo foi realizada na instituição financeira Banco do Brasil SA, por sua Agencia 3346-4 - SANTANA/AP, com sede em Brasília, Distrito Federal. Seu publico alvo são os servidores do Estado. Minha pesquisa só esta relacionado com pessoa física, não abordarei produtos relacionado com pessoa jurídica. Os produtos relacionadoscomo empréstimos bancários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com