TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica básica E Metodologia I

Ensaios: Matematica básica E Metodologia I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  1.656 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 3

SISTEMA NUMÉRICO DECIMAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. No Ensino Fundamental I, o trabalho com as operações básicas nas séries iniciais deve privilegiar a ação mental das crianças visando à compreensão do conceito, ao invés da mera produção de resultados. Desse modo, esclareça como deve ser o trabalho do professor para que esse objetivo seja alcançado?

2. O nosso sistema de numeração, assim como os demais, tem suas regras de organização para representar as quantidades. Considerando essa afirmação, suas pesquisas e o material de estudos, responda:

a) Quantos e quais são os símbolos que utilizamos no Sistema de numeração decimal para representar quantidades?

b) Explique e exemplifique o aspecto posicional do nosso sistema de numeração.

c) Explique e exemplifique o aspecto decimal do nosso sistema de numeração.

3. Faça um resumo da proposta metodológica para o ensino do Sistema Numérico Decimal, apresentada no fascículo, dando exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores para auxiliar na compreensão desse conceito.

4. Uma das formas de abordar os conceitos do Sistema de Numeração é simular uma fabrica de empacotamento. Veja o exemplo: a professora Ligia simulou um setor de empacotamento de uma fábrica de lápis com seus alunos. Assim, pediu que adotassem o seguinte procedimento: juntar todos os lápis que tivessem e colocar cada conjunto de seis lápis em um estojo; em seguida, reunir cada conjunto de seis estojos em um pacote e, por fim, colocar cada conjunto de seis pacotes em uma caixa. No final da simulação tinha formado 2 caixas e 5 pacotes, sobrando 4 lápis. Considerando a atividade, diga qual foi o total de lápis embalados pelos alunos nesse dia? Justifique sua resposta.

Obs.: Para uma melhor visualização faça a representação (desenho) das caixas, pacotes, estojos e lápis.

5. Outra atividade apresentada pelo fascículo para trabalhar agrupamento sugere que os alunos utilizem a imaginação e aprendam brincando.

Imagine que você está em um país onde a regra de troca da moeda é a seguinte:

6 azuis são trocadas por 1 vermelha;

6 vermelhas são trocadas por uma rosa;

6 rosas são trocadas por 1 amarela; e

6 amarelas são trocadas por 1 branca.

Após a troca na casa de câmbio, você ficou com a seguinte quantidade de moedas: 2 brancas, 3 rosas e 2 azuis.

a) Você comprou um aparelho de DVD que custa 1 branca, 3 amarelas, 3 vermelhas e 1 azul. Após pagar esta compra, ficando com o menor número de moedas, com quantas moedas de cada cor você ficou?

b) Agora, resolveu comprar um aparelho de CD que custa 4 rosas, 4 vermelhas e 4 azuis. Após pagar esta compra, ficando com o menor número de moedas, com quantas moedas de cada cor você ficou?

c) A quantidade que restou representa quantas moedas azuis?

6. O material dourado é um material estruturado recomendado para o trabalho com os conceitos do Sistema de Numeração Decimal. Pesquise uma atividade que pode ser desenvolvida por alunos do Ensino Fundamental I utilizando esse material. Ela deve conter o conteúdo que será abordado, os objetivos e o desenvolvimento.

UNIDADE 4

AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quando nos referimos ao trabalho com as operações, não podemos pensar apenas no algoritmo formal, pois ele é a sistematização de um trabalho que inicia com a compreensão das regras do sistema de numeração decimal. Antes dessa formalização, o professor deve explorar diversas atividades de cálculo mental. Com base em suas pesquisas e no material de estudos, explique e exemplifique o procedimento que conhecemos como calculo mental.

2. Quando trabalhamos com as operações é importante explorarmos os diversos significados que cada uma possui. Assim, escreva as ideias da operação de adição e dê exemplo de cada uma delas por meio de uma situação problema.

3. Explique como deve ser usado o ábaco para ensinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com