TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materia Online Estilo De Vida, Saude E Meio Ambiente

Monografias: Materia Online Estilo De Vida, Saude E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 14

Unidade 1-

“A celulite ou lipodistrofia ginóide atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema. O impacto da celulite na auto-estima e na qualidade de vida é tanto que cerca de 400 médicos se reuniram no II Simpósio Internacional de Celulite. Em dois dias, eles discutiram estudos científicos e questionaram o que realmente funciona para acabar ou, pelo menos, melhorar o problema. A dermatologista Dóris Hexsel, do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia, em Porto Alegre, organizador do evento diz que é importante que as pacientes saibam que não existem métodos milagrosos; como a celulite tem várias causas, tratá-la exige uma abordagem multidisciplinar. Isso significa que, além de adotar um programa de alimentação equilibrada e, de preferência, ter uma rotina regular de atividade física, os médicos acreditam que a melhor saída dentro dos consultórios e das clínicas é combinar dois ou mais tratamentos estéticos.”

Como podemos observar, a celulite atinge a imensa maioria das mulheres, o que torna questionável do ponto de vista epistêmico sua categorização como patologia ou anormalidade. Podemos afirmar que esse fenômeno acontece na nossa sociedade, EXCETO por:

Resposta

Resposta Correta: c.

A experiência da doença e da anormalidade está restrita à esfera corporal. A sensação de ser nocivo, indesejável e socialmente desvalorizado indica grave quadro hipocondríaco ou psicótico.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: A experiência da doença e da anormalidade está restrita à esfera corporal. A sensação de ser nocivo, indesejável e socialmente desvalorizado indica grave quadro hipocondríaco ou psicótico.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Segundo Galvan de Lima, a medicina através dos tempos, sempre lançou mão das plantas

medicinais como recurso natural. As práticas indígenas brasileiras, aliadas aos conhecimentos orientais, são responsáveis, hoje, pela forte medicina popular brasileira. Muito inspirada nos rituais sobrenaturais, esta medicina é, com certeza, a alternativa de muitos brasileiros, principalmente, em regiões com infra-estrutura deficitária. Segundo a OMS, 80% da população mundial faz uso das plantas medicinais (Lucca, 2004). O uso popular das plantas medicinais comprova que há uma gama quase infinita de aplicações curativas e preventivas e que o conhecimento – popular e científico – é imprescindível para se obter os resultados desejados.Sobre a tensão saúde-doença e as formas de manejá-la podemos afirmar que:

Resposta

Resposta Correta: a.

Está medializada por três esferas: o setor da cura profissional, o setor das curas populares e o setor popular das crenças, escolhas, decisões, papéis, relacionamentos, interações e instituições, nos quais se experiência e se reage à enfermidade.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Está medializada por três esferas: o setor da cura profissional, o setor das curas populares e o setor popular das crenças, escolhas, decisões, papéis, relacionamentos, interações e instituições, nos quais se experiência e se reage à enfermidade.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A Folha de São Paulo online divulgou em 21 de abril de 2010 o seguinte artigo:

“Os usuários de cabines de bronzeamento artificial têm tendência à ansiedade e apresentam uma dependência parecida com o vício em álcool e outras drogas, concluiu um estudo publicado na "Archives of Dermatology". Apesar dos esforços para alertar sobre os perigos para a saúde associados às radiações de raios UV, artificiais ou não, se observa um progressivo aumento do número de jovens adultos que recorrem ao bronzeamento artificial", afirmam os autores da pesquisa. “Além do desejo de melhorar a pele, fazem bronzeamento para relaxar, melhorar o humor ou se socializar", acrescentam. “Essa exposição repetida aos raios UV corresponde ao mesmo comportamento de dependentes de substâncias químicas." O estudo incluiu uma pesquisa com 421 estudantes realizada por professores do centro oncológico Memorial Sloan-Kettering e da Universidade de Albany, no Estado de Nova York, e descobriu que mais da metade deles (229) utilizavam cabines de bronzeamento artificial em média 23 vezes por ano. Entre esses estudantes, 70% deles mostravam sintomas de dependência do bronzeamento artificial, segundo métodos de medição adaptados a questionários.

Sobre as situações evidenciadas nesse estudo, é possível concluir que:

Resposta

Resposta Correta: d.

Evidencia que na busca de modelos de corpo ideal residem tensões de natureza afetiva e emocional, bem como discursos tecnológicos e econômicos.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Evidencia que na busca de modelos de corpo ideal residem tensões de natureza afetiva e emocional, bem como discursos tecnológicos e econômicos.

• Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

Pensando na construção de modelos corporais nas diferentes sociedades, é possível perceber que eles vão se instalando desde o início da vida de todos nós. Desde a infância, inúmeros estímulos, reforçam positivamente ou negativamente a ideia de corpo ideal.

O acesso aos modelos corporais de saúde e beleza e às técnicas corporais traz inúmeros significados. Em relação a esse acesso é FALSO afirmar que:

Resposta

Resposta Correta: b.

Os cuidados dedicados ao corpo são comportamentos naturais, que surgem instintivamente e de maneira homogênea em qualquer sociedade.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Os cuidados dedicados ao corpo são comportamentos naturais, que surgem instintivamente e de maneira homogênea em qualquer sociedade.

• Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com