TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Didaticos

Trabalho Universitário: Materiais Didaticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MÁRCIA REGINA FERREIRA DA SILVA RU 826346

MEIRY REGIANE GOES RU 828408

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

CURITIBA

2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARCIA REGINA FERREIRA DA SILVA RU 826346

MEIRY REGIANE GOES RU 828408

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

CURITIBA

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................05

2.1 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.............................................................07

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................10

REFERÊNCIAS......................................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo responder a questionamentos e anseios sobre educação, ensino, pesquisa e utilização de materiais didáticos pelos professores na educação infantil, procurando ressaltar a adaptação do material didático no contexto de tornar as aulas mais produtivas.

Mostrando a sua importância na educação, ensino e aprendizagem, pois com eles os professores conseguem ensinar as crianças de uma forma educativa e atraente, despertando nelas o interesse de querer mais, pois é na infância que esta mais latente o processo de aprendizagem, é onde as crianças aprendem mais com o que lhes provoca afeição e com o que eles se identificam passando a imitar ações.

Sabendo-se que este período de vida da criança e caracterizado pela constante curiosidade objetiva, pela exploração do ambiente, pelo pensamento simbólico, pela ligação afetiva familiar, pelo aparecimento da linguagem, do animismo, do artificialismo e da intuição.

Precisamos mais do que nunca de professores comprometidos com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, educando e transformando as informações em saberes necessários a vida futura, acompanhando as mudanças no ensino e no processo educativo.

2. DESENVOLVIMENTO

Processo de ensino, aprendizagem e materiais didáticos na educação infantil

A educação na primeira infância é um assunto serio para o sistema de ensino, pois sabe-se que é o do nascimento até os 6 anos de idade que ocorrem o pleno desenvolvimento do cérebro da criança e a determinação de sua capacidade de aprender conteúdos, retê-los e transformá-los em conhecimento no futuro. Uma etapa primordial em que os estímulos aplicados de forma adequada, controlada e planejada garantem as condições ideais para a capacitação das inteligências racional e emocional que acompanharão a criança durante toda a vida.

É na infância que se torna mais propicio o desenvolvimento psicopedagógico que integram os aspectos cognitivos e sociais, buscando unir a razão, a emoção e a afetividade, alem de acolher e orientar a criança nessa fase decisiva.

A tarefa educativa da escola nos primeiros anos de vida de uma criança é hoje, reconhecidamente, de extrema importância para toda sua vida acadêmica. Mais do que isso, são a Educação infantil e o Ensino Fundamental palcos onde se dará importante parte do desenvolvimento das estruturas básicas do pensamento e da própria formação de identidade do individuo.

Cada momento é único na vida da criança, pois elas estão descobrindo o mundo das relações sociais, da comunicação escrita, do meio físico e das produções humanas. Por isso devem-se levar em conta as características e as potencialidades de cada uma.

É importante destacar que aprendizagem significativa ocorrera com mais facilidade quando o professor considerar também dois aspectos fundamentais nesse processo: o material de aprendizagem potencialmente significativo e a disposição do aluno em aprender. Este devera, então, “relacionar de maneira substantiva e não arbitraria o novo material, potencialmente significativo, a sua estrutura cognitiva” (Ausubel, citado por Moreira, 2006, p. 66).

A ação docente no processo de ensino aprendizagem requer uma dedicação referente a forma como serão trabalhados os assuntos em sala de aula. Ou seja, alem do conteúdo, devera fazer uso de materiais para que possa tornar esse processo dinâmico, eficiente e prazeroso. É necessário que os professores compreendam que, ao utilizar os materiais didáticos na sua pratica pedagógica, eles poderão servir, no processo de ensino aprendizagem, como elemento motivador da construção do conhecimento.

O material didático proporciona nas crianças a iniciação ao processo de alfabetização e aquisição de importantes valores que servirão de alicerce na formação de sua personalidade, tendo como finalidade estimular, considerando que tudo que encontramos no ambiente educacional é passível de se transformar em um excelente recurso didático desde que seja utilizado de forma adequado e correto procurando contemplar as necessidades de aprendizagem. Os materiais didáticos podem ajudar a transformar as idéias em situação concretas, sendo um apoio para a ação pedagógica por isso deve ser elaborado visando promover a aprendizagem significativa.

Os materiais utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com