TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Materiais Didaticos

Ensaios: Resenha Materiais Didaticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha da aula

A Relação entre os Materiais Didáticos e o Ensino

Tele aula - 2º

Profa. Me. Regiane Bergamo

Profa. Janice Mendes

Interprete de libras: Márcia de Pol

No dia 01 de outubro de 2012, a professora Regiane Bergamo ministrou uma aula na qual foi exposta a relação entre os materiais didáticos e o ensino contextualizado com pensadores de varias épocas. Falou – se da importância de inserir o material didático em sala de aula para motivar e estimular os alunos, além de facilitar o aprendizado, pois consegue ilustrar o assunto que está sendo apresentado.

A professora expôs também, as classificações do material didático e deu dicas de como podem ser utilizados.

A partir desta aula ficou claro que o professor tem inúmeras opções para enriquecer a sala de aula com os materiais didáticos, provocando diversas manifestações positivas no aluno. O mesmo material pode ser utilizado em diversas disciplinas. Cabe a cada um, conhecer o material que está disponível para utilização em sala e aproveita – ló ao máximo.

Lembrando que, escola e professor precisam buscar sempre aprimorar e modernizar seus materiais didáticos para que os alunos se sintam motivados e gostem de utiliza – lós. Exemplo:

O material Dourado e uma criação da médica educadora Italiana Maria Montessori, para auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática, junto às crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem diante do sucesso que teve esse material didático pedagógico, os professores começaram a utiliza-lo em sala de aula para trabalhar as estruturas do Sistema Numeração Decimal. O uso do Material Dourado é importante porque as relações numéricas abstrata passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico e um aprendizado bem mais agradável.

O professor nem sempre tem clareza das razões pela qual o material concreto é importante para o ensino – aprendizagem da matemática, nem questiona a sua necessidade e em que momento deve ser usado. Nenhum material é válido por si só. Podemos dizer que, antes de optar por um determinado material didático pedagógico, devemos refletir sobre a proposta pedagógica da escola.

O Material Dourado é um material didático que pode mudar a forma de trabalhar, podendo ampliar as possibilidades dos alunos na aplicação de diversas técnicas ou de criarem eles mesmos outras técnicas na resolução de uma operação matemática.

Edvania Aparecida Nunes – RU – 826248 – Turma 2º - feira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com