TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Didaticos

Exames: Materiais Didaticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Sabemos que para se ter um melhor resultado no processo ensino aprendizagem é necessário que o professor lance mão de diferentes recursos didáticos e pedagógicos e contextos formais e/ou não formais de educação o que enriquece e muito a maneira de conduzir o processo educativo dos alunos.

O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos da Unidade Temática de aprendizagem: Educação, Ciência e Tecnologia.

O principal objetivo dessa pesquisa foi o de compreender a prática profissional e formação docente: abordagens teóricas que as sustentam, dimensão da pesquisa na prática profissional docente, importância da realização de atividades investigativas da prática pedagógica na escola, prática profissional e materiais didáticos, histórico e definição de materiais didáticos adaptado, definição, classificação e importância dos materiais didáticos no processo educativo, interação do ensino aprendizagem com materiais didáticos.

Compreendemos que para que o professor tenha sucesso no processo ensino aprendizagem é necessário que realize um bom planejamento se apropriando dos mais diversos materiais didáticos e os utilizando de acordo com o contexto dos alunos para que suas aulas sejam mais divertidas e produtivas tanto para o professor quanto para o aluno.

Como procedimento metodológico foi adotado a seguinte pesquisa, aulas expositivas ao vivo, via satélite (tele aulas), com possibilidade de interação via 0800 e Chat, desenvolvimento de atividades de reflexão e debates entre alunos-alunos e alunos-professores via Ambiente Virtual e também em diversos sites.

Desta maneira trataremos nesse relatório sobre alguns teóricos seus conceitos, visão de aluno e de escola posicionamento em relação ao ensino aprendizagem. Destacamos entre eles Maria Montessori a qual traz grandes contribuições através de seus diversos materiais didáticos o qual destacamos o material dourando onde pesquisamos e propomos nesse relatório duas atividades utilizando esse recurso.

Percebemos que muitas dessas práticas já são utilizadas em sala de aula e que muitas vezes não se conhece os fundamentos teóricos para as mesmas. Há uma ampla possibilidade de trabalho com esses recursos os quais podem tornar as aulas mais prazerosas e assim facilitar o processo ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com