TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Economia

Artigo: Material Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

Evolução Histórica da Contabilidade

Este trabalho tem como finalidade, explicar sobre como surgiu à contabilidade, sua evolução histórica, até os dias atuais, quem foram os primeiros a fazer registros contábeis, quem foi Frei Luca Pacioli e qual sua importância para a contabilidade, entre outros assuntos sobre a evolução contábil.

A contabilidade existe desde o início da civilização (alguns estudiosos dizem que surgiu por volta de 4000 a.C.), o homem precisava avaliar suas riquezas, mas isso não era possível, pois não existiam números, escritas e muito menos moedas. Durante o inverno, o homem utilizava pedras para ter ideia de quantas cabeças de ovelhas possuía, fazendo o que hoje em dia chamamos de inventário, com isso obteve crescimento em seu patrimônio. A contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias, os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens perante terceiros.

Com a evolução da contabilidade, existiram outras formas de controlar as riquezas, utilizando argilas, figuras e papiros, servindo como relatórios, tornando-se os primeiros livros contábeis, que foram encontrados no Egito, mas os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia. As primeiras trocas monetárias foram feitas pelos Fenícios, além de desenvolverem as trocas monetárias, eles simplificaram os registros por símbolos. Porém o reinado que se expandiu por toda Europa, norte da África e Oriente Médio, foi o reino dos Romanos, espalhando um sistema jurídico de contabilidade organizado, que de fato não impediu a queda do Império Romano.

Luca Pacioli é um frade franciscano considerado o “pai da contabilidade”, e contribuiu muito com sua idéia sobre o “Método das Partidas Dobradas”, que é o método pelo qual a cada débito há um correspondente crédito de igual valor e vice-versa. Nesse método também pode existir um débito para diversos créditos cuja soma destes deve ser igual ao valor debitado. Existe a possibilidade de se ter um crédito para diversos débitos, cuja soma destes deve ser igual ao valor creditado, e ainda há a possibilidade da existência de diversos débitos contra diversos créditos em quantidades diferentes, quando a soma dos débitos deve ser igual à soma dos créditos.

No período de 1500, quando o Brasil foi descoberto, chegaram, entre outras pessoas, os provedores da fazenda, que intitulavam o cargo de contadores. A partir deste momento, Cartas Regias passaram a regulamentar os princípios contábeis instituindo cargos e funções na administração das fazendas. E foi quando a família real veio para o Brasil iniciou-se o ensino contábil com a aula intitulada "Aula de Comércio da Corte". A Associação dos Guarda-Livros da Corte é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil no Brasil. O primeiro Congresso Nacional de Contabilidade ocorreu no Rio de Janeiro em 1924. Através do decreto da Lei 9295/46, feito pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, sancionou a Lei que reconhecia a atividade contábil.

Com o passar do tempo, foi surgindo à necessidade de fazer “contas” cada vez mais complexas, e assim inventaram o ábaco, que foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos. O ábaco é formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acordo com a sua posição, representa a quantidade a ser trabalhada, contém 2 conjuntos por fio, 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representam 5 unidades, e surgiu há 3500 anos. A primeira máquina auxiliadora de cálculos surgiu em 1642, feita pelo francês Blaise Pascal, e foi sendo aperfeiçoada, até que em 1901, foi construída a máquina Ellis, feita por Halcon Ellis. Os Mecanógrafos são responsáveis por elaborar os orçamentos das ordens de serviços e organizam ambientes externos para reparo e manutenção dos equipamentos de escritório,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com