TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materias De Contrução Civil

Trabalho Escolar: Materias De Contrução Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

1. Defina o que é agregado e como são classificados? Materiais em forma de grãos, geralmente inertes, sem tamanho e forma definidos, que têm por objetivo compor argamassas e concretos.

2. Quais as principais funções do agregado no concreto? •Funções dos agregados:

– resistir aos esforços:

• Mecânicos;

• Desgaste;

• Intemperismo;

– reduzir as variações volumétricas;

– reduzir o custo.

3. Roberto é estagiário de engenharia civil em uma construtora. Ao acompanhar a produção de uma concretagem de uma viga de O.A.E, verificou que o concreto era confeccionado com a utilização de dois tipos de agregados graúdos; brita “ zero” e Brita “um”,o mesmo não compreendia o que significava os termos Brita “zero” e “brita 1!”.Explique a Roberto o que significa aqueles Termos. Brita é a rocha quebrada mecanicamente em fragmentos de diversos diâmetros. É muito utilizada na fabricação deconcretos, no lastro de rodovias e outras obras da construção civil, antes desse processo é também chamada de basalto, uma pedra de origem ígnea ou magmática.

Sendo que a brita 0 possui Faixa Granulométrica: 5 a 12mm e a brita 1 possui Faixa Granulométrica: 12.5 a 22mm.

4. Explique como determinamos o diâmetro máximo dos agregados graúdos, bem como o mesmo é definido. Diâmetro máximo de um agregado é a abertura da peneira em que fica retida, acumulada, uma porcentagem igual ou imediatamente inferior a 5%;

Diâmetro mínimo de um agregado é a abertura da peneira a qual corresponde uma porcentagem medida igual ou imediatamente superior a 95%.

5. Lucia, Engenheira Civil, vai realizar um concretagem de um laje de espessura de 10cm, sabendo da importância de saber qual o diâmetro máximo do agregado, a mesma solicitou o ensaio de granulometria do agregado graúdo que ela tinha disponível para realizar o concreto. Logo, determine qual o diâmetro máximo do agregado, bem como se Lúcia deve rejeitar ou não o agregado. Explique o porquê da sua afirmação. ( Em anexo o ensaio de granulometria)

6. Explique quando devermos solicitar o ensaio de inchamento da areia e qual a sua importância? O ensaio do inchamento consiste em adicionar água a uma amostra, e depois verificar o seu volume. Após essas operações, será encontrado um Coeficiente Médio de Inchamento (CMI) junto a uma umidade crítica. A medida que a umidade cresce, cria-se uma película de água em volta do grão (água aderida) que tende a afastar estes grãos. Quando o agregado satura, este afastamento estaciona-se.

7. Paulo está com dúvida, quanto à utilização do agregado graúdo disponível para confecção de concreto, 30 MPA, devido aquele apresentar alto teor de absorção. Você como aluno de engenharia ajude a Paulo a tomar a decisão. Explique o por quê?

8. Explique qual a importância do conhecimento do índice de forma do agregado graúdo?

É o índice que permite avaliar a qualidade de um agregado graúdo em relação à forma dos grãos, considerando que os agregados com grãos de forma cúbica tida como forma ótima para agregados britados, terão índice próximo de 1; os grãos lamelares apresentarão valores bem mais altos, sendo considerado aceitável o limite de 3. O índice se baseia na medida da relação entre o comprimento e a espessura dos grãos do agregado.

9. João a realizar o ensaio de resistência à compressão dos corpos de provas, verificou que a ruptura do CP ocorria no próprio agregado. João preocupado com o ocorrido solicitou os serviços de consultoria para saber se ele poderia utilizar o mesmo agregado para concretos com resistências superiores aquela, bem como qual deveria ser sua tomada de decisão. Você na figura do consultor o recomendaria ao João?

10. Defina; Pasta, argamassa e Concreto? Funções da pasta: (mistura íntima de aglomerante + água)

Estado fresco –envolver os agregados, preencher os vazios entre agregados e comunicar uma certa mobilidade ou fluidez à mistura

Estado endurecido –aglutinar os agregados, conferindo impermeabilidade, resistência mecânica e durabilidade

Argamassa é :Mistura de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e/ou cal) e água, usada para unir ou revestir pedras, tijolos ou blocos, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com