TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matérias inovadores da construção civil

Resenha: Matérias inovadores da construção civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

Matérias inovadores da construção civil

A inovação chegou ao setor de construção com a introdução de novos métodos construtivos e substituição de materiais, o que garante ganhos de produtividade, redução de mão-de-obra e consumo racional de recursos. O conceito de sustentabilidade alcança também o setor com soluções que reduzem o consumo de energia e corrige perdas que as construções provocam ao meio ambiente.

Um exemplo é o Ecotelhado dedicado a repor a infraestrutura verde urbana. Segundo Paulo Renato Guimarães, diretor da empresa, o Ecotelhado e a Ecoparede permitem debitar da conta passivo ambiental que a construção de prédios produz e repor em cima dos prédios ou em paredes parte da vegetação, permitindo um controle interno dos ambientes com menor consumo de energia e ar condicionado. Trata-se de um sistema formado por vegetação com membranas de retenção de nutrientes, membrana de retenção de água e um módulo onde é colocado o substrato composto por quatro tipos de material reciclado como sobras de pneus.

Além do conforto térmico e a produção de oxigênio, o produto permite reter a água pluvial que é absorvida pelas raízes e pelo substrato gerando um retardo antes de escoar para as galerias pluviais, o que em lajes convencionais impermeabilizadas não ocorre e acaba alagando as galerias.

Outro produto é o Ecopavimento, feito de plástico reciclável e totalmente permeável. Atende a uma demanda de algumas prefeituras como Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis que exigem que as construções não interfiram na permeabilidade dos solos. É composto de placas que são enterradas no solo e podem ser cobertas com brita, borracha reciclada e outros elementos permitindo o escoamento da água para os lençóis freáticos.

Entre outras novidades na área de construção, o plástico e o alumínio ganham força, conferindo leveza, economia e velocidade nas obras. A Braskem é uma das empresas que lidera este movimento por meio de sua área de inovação nas divisões de polipropileno e vinílicos. A empresa tem buscado identificar oportunidades posicionando-se não apenas como fornecedora das resinas plásticas, mas coordenando o desenvolvimento de toda a cadeia.

Um desses produtos é o BubbleDeck, sistema construtivo formado por esferas plásticas que são introduzidas entre uma pré-laje de concreto e uma tela soldada na armada superior. As esferas (bubles) ocupam o espaço do concreto que não desempenharia função estrutural. Com isso, obtém-se uma redução de até 35% no peso da laje, o que proporciona economia no dimensionamento estrutural, exige menos pilares e elimina o uso de vigas. A redução do volume de concreto é significativa: 1 kg do plástico reciclável das esferas substitui 100 kg de concreto.

"O engenheiro pode projetar vãos maiores com menor consumo de materiais. Outra vantagem é a liberdade nos projetos: layouts flexíveis que facilmente se adaptam a desenhos curvos e detalhes irregulares. O sistema foi empregado com sucesso no edifício sede da Odebrecht que avalia novas aplicações", diz Wlicio Nascimento, sócio-diretor da Bubbledeck Brasil.Outro produto inovador é o Concreto PVC desenvolvido pela canadense Royal e fabricado no país

pela Global. O sistema construtivo é formado por perfis leves e modulares de PVC, de encaixe, que são preenchidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com