TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz de atividade individual _Jogo de negocios

Por:   •  15/6/2019  •  Artigo  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual*

Rodada:

Atividade: Atividade Individual

Título: Estudo de Caso – Empresa Solaris

Disciplina: Jogo de Negócios

Turma:

Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar as atividades e decisões realizadas pela diretoria da empresa fictícia chamada Solaris, onde toda a simulação é transcorrida dentro do ambiente do software LDP, no qual foram definidas as estratégias iniciais da empresa desde a fase de planejamento com a execução de um diagnóstico inicial avaliando o Mercado, Produção, Pessoas, Finanças e Informações, onde a cada período de evolução do jogo decisões precisavam ser tomadas pela diretoria em função de acontecimento simulados que vão ocorrendo durante os sete períodos de duração do jogo.

Política e estratégia inicialmente adotadas

Realizado o diagnóstico da empresa com base nos seguintes itens

1.1)Mercado

Oportunidades: Apelo sustentável do produto; Aquecimento econômico devido a nova política; financiamento fomentado pelos Bancos Estatais devido a necessidade de produção de energia limpa; Produto com demanda atrativa.

Ameaças: Mudanças na legislação; Interrupção e vulnerabilidade dos negócios; Concorrência acirrada.

1.2) Produção

Oportunidades: desenvolvimento e disseminação de novas técnicas e processos; Bem durável que gera economia a longo prazo; Fábrica nova e preparada para a demanda estabelecida ; Tecnologia inovadora.

Ameaças: Aquecimento global e crise hídrica; Custo de estoque armazenado ; falta de matéria prima pelo aumento da demanda e um único fornecedor ; Produtos substitutos.

1.3) Pessoas

Oportunidades: Salário base decidido por convenção coletiva - valor do mercado (Incentivo de pessoal comissionado). Alto índice de desemprego; desenvolvimento de novas escolas técnicas devido ao mercado em ascensão.

Ameaças: Custo alto para a ociosidade; Mercado de trabalho atrativo possibilitando a perda de gestores; Custos de treinamento de pessoal; falta de trabalhadores com experiência para dar conta da demanda.

1.4) Finanças

Oportunidades: Valor mínimo de investimento estabelecido Distintas opções de financiamento de curto e longo prazo; Mercado aquecido em função da melhora da economia; estabilidade econômica que incrementa as vendas e torna mais confiável o crédito para o mercado consumidor.

Ameaças: Ter um único investidor; grave alterações no mercado financeiro, tal como alta ou baixa acentuada do dólar, crises políticas e institucionais; Elevado IR (30% sobre o faturamento líquido); Crise financeira mundial pode afetar o mercado local.

1.5) Informações

Oportunidades: Acesso as mudanças do mercado de forma rápida e confiável Aumentar a competitividade; Facilidade de comunicação e interação; aumentar a base de conhecimento pela oferta de informações acessíveis, bem como relatórios já formatados.

Ameaças - Falta de filtro e avaliação errada da informação; Informações confusas dificultando a tomada de decisão; Falha tecnológica afeta diretamente o conhecimento das informações disponíveis;

1.6) Macro estratégia:

Local da Fábrica: Escolhida pelos Diretores a Região 2 para a instalação da fábrica pelo posicionamento alinhado com a estratégia e consequentemente reduzindo custos logísticos.

Capacidade inicial da fábrica: 23.000 unidades

Missão: Fornecer energia solar limpa de qualidade e tornar-se líder de mercado.

Valores:

  • Sustentabilidade
  • Ética
  • Inovação
  • Integridade
  • Qualidade
  • Transparência

Visão: Objetivos Estratégicos

INDICADORES DE MERCADO

PESO

Liderança região 1

6

Liderança região 2

6

Liderança região 3

4

INDICADORES ECONÔMICO/FINANCEIROS

Liderança em faturamento

5

Liderança em lucratividade

5

Liderança em crescimento do PL

4

LIDERANÇA EMPRESARIAL

Liderança em qualidade de previsões de venda

5

Liderança em maior liquidez corrente

5

Liderança em sustentabilidade empresarial

5

 

Adequação das práticas à estratégia da empresa

  • Adequação dos objetivos estratégicos, onde foi feita a alteração no peso dos indicadores da Liderança na Região 2 de 6 para 7 , já que a busca do P&D era de um produto com uma atratividade e liderança em faturamento de 5 para 4, a partir daí a diretoria procurou seguir a estratégia que havia sido redefinida no período 2, conforme veremos a seguir.

Principais desafios encontrados pela equipe

Sem dúvida um dos principais desafios foi o de ter o consenso da equipe em diferentes decisões dentre elas as que mais se destacaram foram:

- Decisões para a compra de matéria- prima ao longo dos períodos devido a problemas com o fornecedor;

- Estratégia de preço ao longo dos períodos 3 a 7;

- Valores de Investimento em P&D ao longo de todo o jogo;

- Valores de Investimento em Marketing nas diferentes regiões;

- Desabastecimento de matéria nos períodos – prima no período 5;

- Decisões de volume de venda em cada região;

- Negociações sindicais;

- Aplicações financeiras ao longo de todo o período, buscando sempre custos menores de acordo com a politica de aplicações e financiamentos.

Principais conquistas da empresa

1.1)A Solaris conseguiu manter um fluxo de caixa equilibrado ao longo do períodos mostrando que houve um cuidado especial quanto aos investimentos e financiamentos ao longo do jogo.

Figura 1 - Fonte SDE – Solaris – Investimento x Financiamentos

1.2)Ser um fornecedor de energia limpa e de qualidade foi um dos objetivos atingidos pela empresa Solaris graças aos investimentos em P&D, como é visto no gráfico abaixo onde a Empresa Solaris é representada pela Barra 5 com nível de qualidade 4.

Figura 2 - Fonte SDE – Solaris – Barra 5

1.3) Decisões consistentes com relação a politica de gerenciamento de recursos para vendas, assim como, o número de recursos operacionais favoreceram tanto o volume de vendas como o atingimento da produção planejada, evitando assim custos adicionais tanto com a necessidade de contratação como para demissão de funcionários.

Figura 3 - Fonte SDE – Histórico Operacional e Comercial

Principais controles implantados

1.1)Liderança de Mercado na Região 1 – A diretoria decidiu que esta região possui um peso secundário nos objetivos devido as características socioeconômicas da região, já que se trata de uma pequena população e de alta renda.

1.2)Liderança de Mercado na Região 2 – A diretoria decidiu que esta região possui um peso prioritário nos objetivos já que se trata de uma pequena população média entre as demais e uma renda intermediária.

1.3) Liderança de Mercado na Região 3 – Por fim esta foi a região que teve o menor peso na estratégia da Solaris dentre as 03 citadas, justamente porque teríamos que trabalhar com preços menores e um volume de produção maior, em função do maior número de pessoas e a menor renda nesta região.

Situação atual da empresa

 A empresa Solaris se encontra em uma situação financeira muito boa com um lucro liquido de 742.411,31 u.m (unidade monetária), com um TMA = 47,39% que está acima da expectativa do conselho, sem empréstimos, ou seja,  estes indicadores são resultados da estratégia adotada pelos diretores da Solaris.

Caminho a ser seguido pela empresa no próximo ano

Revisão dos objetivos estratégicos com maior foco em Lucratividade, ou seja, direcionar a produção e custos de marketing para as regiões que realmente seriam prioritárias para empresa, acompanhar se a situação de apagão irá se manter para os próximos períodos e melhorar a avaliação da compra de matéria prima tentando evitar a perda de vendas.

Objetivos estratégicos priorizados e motivos pelos quais são priorizados

INDICADORES DE MERCADO

PESO

Liderança região 2

7

Aumentar as vendas na região 2 com objetivo de aumentar a lucratividade da empresa.

INDICADORES ECONÔMICO/FINANCEIROS

Liderança em lucratividade

5

Foco no maior preço e qualidade entregando maior valor agregado ao produto.

LIDERANÇA EMPRESARIAL

Liderança em sustentabilidade empresarial

5

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (761 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com