TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos de Negócios Matriz de Atividade Individual

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Rodada: 8° rodada

Atividade: Trabalho Individual

Título: Análise da Empresa Solarword

Alunos: Roberto

Disciplina: Jogo de Negócios

Turma: Online

Introdução

A empresa Solarword através de seus funcionários busca sempre ser a melhor opção para seus clientes. Com produtos de qualidade e com preços acessíveis para toda a população.

O papel da Empresa sempre foi buscar o melhor resultado para seus acionistas, através de produtos de alta qualidade.

Política e estratégia inicialmente adotadas

A empresa estabeleceu foco na região 3, como maior peso no objetivo de liderança naquela região, também instalamos nossa fábrica nessa região com a estratégia de não pagar frete para entrega dos produtos na mesma, podendo assim posicionar os preços abaixo dos concorrentes. Decidimos também por atuar com um peso menor nas regiões 2 e 3, com capacidade produtiva da fábrica inicial em 20.000 unidades, e uma expansão no período 3 em 5.000 unidades para atender o aumento da demanda nos próximos períodos.

[pic 2]

A estratégia também se extendia para a compra de matéria prima já no inicio das operaçäos.

Nossa estrategia foi a seguinte:

[pic 3]

Adequação das práticas à estratégia da empresa

Nossa ideia sempre foi manter o caixa da empresa no positivo com algumas ações pontuais:

- Buscamos desde o início produzir produtos de qualidade para nossos clientes, investimos em P&D já no primeiro período para ter vantagem competitiva frente aos nossos concorrentes.

[pic 4]

- Sempre aplicar o saldo do caixa, fazendo com que o dinheiro rendesse mais e buscando também o equilíbrio de gastos e investimentos, assim não precisaríamos de empréstimos para cobrir o caixa.

[pic 5]

Outro ponto foi a definição do preço praticado nas três regiões, nossa estratégia foi ter preços bem competitivos na região 3 para se tornar líderes de mercado. Baixo a nossa estratégia de preços comparada aos concorrentes.

[pic 6]

Principais desafios encontrados pela equipe

O primeiro desafio foi logo no início com a notícia que haveria atraso de 18 dias na construção da fábrica. Com isso perdemos 30% de capacidade no primeiro período.

Aumento dos valores dos transportes para as regiões 1 e 2.

Aumento da matéria prima.

Falta de matéria prima em alguns períodos.

Outro desafio foi trabalhar com apenas projeções, sem termos conhecimento de como seria a demanda e atuação dos concorrentes em preço e qualidade.
Outro desafio foi à concorrência, visto que a maioria das empresas escolheu a região 1 e 2, a única fábrica implantada na região 3 foi a nossa, isso no início deu um pouco de medo devido a ser a única a escolher essa região. No decorrer do jogo ficou claro que teríamos uma vantagem sobre os outros.

Principais conquistas da empresa

Conforme o resultado final a equipe da Solarword conquistou o segundo. Apesar de não ter investido tanto quanto os outros no MKT e P&D tivemos a vantagem de estar em uma região onde havia apenas a nossa fábrica. O fato de ter escolhido a região 3 para a construção da nossa fábrica foi a maior conquista do grupo.

Com tantas dificuldades no início do jogo, pensamos que seria difícil chegar entre os primeiros colocados, fato que se mostrou logo na primeira roda com aumento de preços dos transportes. O controle das finanças também foi um pouco que ajudou muito no resultado final, além da estratégia de preços bem posicionados.

Principais controles implantados

Tivemos vários controles no decorrer do jogo, os principais foram, controle do custo da fábrica, os custos do produto finalizado, um alto controle dos estoques para não faltar e controle de gastos com frete aplicando a diferença nos preços dos produtos.

Situação atual da empresa

A empresa se encontra em uma situação saudável, sem dividas, com matéria prima para voltar a produzir e com preços competitivos para chegar a liderança em pouco tempo.

Caminho a ser seguido pela empresa no próximo ano

Os próximos passos da empresa será investir mais em P&D e MKT, aumentar a capacidade da fábrica para atender as demandas existentes, contratar mais pessoas para produção e expandir a fábrica em uma nova oportunidade de crescimento do mercado.

Objetivos estratégicos priorizados e motivos pelos quais são priorizados

Conforme foi mencionado acima temos que investir mais em propaganda e modernização do produto. Isso não aconteceu nesses períodos pelo motivo de existir mais prioridades em outras áreas.

Análise da estratégia, verificando se está condizente com os objetivos priorizados

Fizemos a escolha certa em ter a região 3 como nosso principal objetivo. Apesar de não termos acertado na produção, fizemos um bom planejamento e ficamos na segunda posição no jogo. A estratégia de instalar a fábrica na região 3 e ter preços competitivos foram as principais estratégias para chegar entre os primeiros colocados.

Ações da empresa para atingir seus objetivos nos próximos períodos

Ser líder de mercado no próximo ano, ter um produto que atenda as necessidades dos consumidores, fazer com que os funcionários se sintam orgulhosos de participar de uma empresa líder de mercado.

Conclusão

Esse trabalho proporcionou um ótimo conhecimento na prática de tudo que estudamos nesse curso. Todas as dificuldades encontradas no jogo e vivida pelas empresas no dia a dia. Tivemos a oportunidade de competir como os colegas de sala aplicando todo nosso conhecimento adquirido nesse curso.

Podemos testar também o grau de comprometimento da equipe em chegar no melhor resultado para a empresa. Sem isso não teríamos chegado onde chegamos.

Referências bibliográficas


*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (479.5 Kb)   docx (653.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com