TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecatronica Tcc

Trabalho Escolar: Mecatronica Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  7.503 Palavras (31 Páginas)  •  1.706 Visualizações

Página 1 de 31

RESUMO

Este trabalho apresenta aspectos sobre o desenvolvimento de uma disciplina do ciclo profissional dos cursos de Técnico em mecatrônica da Escola Técnica JK.. A integração entre a Mecânica, Eletrônica e Informática forma o profissional da área de Mecatrônica com conhecimentos para serem aplicados na área de Automação. Poderá atuar em áreas como Agroindústria, Instrumentação Industrial, Mecânica e Robótica.

Funções: Projetar, montar, instalar e efetuar reparos em aparelhos eletrônicos de processos industriais. Trabalha em linhas de montagens, instalação ou manutenção de computadores, redes, bem como seus periféricos, tais como: impressoras, modem, monitores de vídeo, etc. Planeja e realiza

manutenção de aparelhos com tecnologia de última geração e desenvolve atividades de consultoria técnica à empresas e usuários de equipamentos da área de Informática.. Análise comparativa similar à efetuada com Prática de Oficina.

As principais atividades profissionais realizadas por um Técnico em Mecatrônica são: atuar no projeto, execução e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados; realizar manutenção, medições e testes dessas máquinas, equipamentos sistemas, conforme especificações técnicas; programar e operar máquinas, observando as normas de segurança.

INTRODUÇÃO

O, aluno Halley Rocha do curso técnico em mecatrônica, apresenta seu relatório contendo informações e dados que adquiriu durante o seu período de estágio na empresa metalúrgica Cipalam Industria E Comércio de Laminação S/A.

Este relatório descreve de forma detalhada as atividades desenvolvidas na empresa, bem como sua manutenção e os métodos por ela utilizados.

Durante o estágio houve sem dúvida um aperfeiçoamento profissional muito grande, a partir dele as aulas ministradas pela Escola Técnica Juscelino Kubitschek-JK-Unidade Ipatinga tiveram funções profissionais produtivas.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.2 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO APLICADO À MECÂNICA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

1.2.1 EPI

É todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a integridade física do colaborador. O EPI, não evita o acidente, como se imagina, no entanto pode neutralizar ou diminuir as consequências do acidente, ou seja, a lesão.

O EPI é um recurso usado somente quando são esgotados os meios possíveis de controle e/ou eliminação de um risco, ou seja, é o último recurso utilizado para eliminar ou neutralizar os riscos no ambiente de trabalho. Por isso é de grande importância, que o colaborador esteja bem consciente que deve sempre usar EPI´S e saber como usá-los corretamente.

Exemplos de alguns tipos de EPI’s: óculos de proteção, protetores faciais, capacete, luva de raspa, protetor auricular, botina de segurança, cinto de segurança, creme para as mãos, abafador.

1.2.2 EPC´s EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA

Andaimes são plataformas elevadas, suportadas por meio de estruturas provisórias ou dispositivos de sustentação, que permitem executar, com segurança, trabalhos de reparos, pinturas, limpeza e manutenção. Os andaimes devem ser amarrados a estruturas firmes, em um ponto que apresentam resistência suficiente e no seu final deve haver um guarda-corpo.

Para subir no andaime o funcionário deve usar uma escada ou uma rampa.

1.2.3 PROTEÇÃO DA CORREIA DA POLIA

Recebem essas proteções, os motores que trabalham com a polia exposta e em alta velocidade.

1.2.4 NORMA REGULAMENTADORA NR-33 SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

1.2.5 NORMA REGULAMENTADORA NR-26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA.

Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.

- vermelho: caixa de alarme de incêndio, hidrantes, bombas de incêndio, sirenes de alarme de incêndio, extintores e sua localização e etc.

- amarelo: partes baixas de escadas portáteis, corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco, faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento e etc.

- branco: passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas (localização e largura), direção e circulação, por meio de sinais, localização e coletores de resíduos, localização de bebedouros e etc.

- preto: indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (ex: óleo lubrificante, asfalto, óleo combustível, alcatrão, piche, etc.). O preto poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.

- azul: empregado em barreiras e bandeirolas de advertência a serem localizadas nos pontos de comando, de partida, ou fontes de energia dos equipamentos, canalizações de ar comprimido, avisos colocados no ponto de arranque ou fontes de potência.

- verde: canalizações de água, caixas de equipamento de socorro de urgência, caixas contendo máscaras contra gases, chuveiros de segurança, macas, fontes lavadoras de olhos, localização de EPI; caixas contendo EPI, dispositivos de segurança, emblemas de segurança.

- laranja: canalizações contendo ácidos, partes móveis de máquinas e equipamentos, partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas, faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos, faces externas de polias e engrenagens, botões de arranque de segurança, dispositivos de corte, borda de serras, prensas.

- púrpura: portas e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou materiais contaminados pela radioatividade, locais onde tenham sido enterrados materiais e equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com