TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica: Procedimento Experimental

Por:   •  11/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Procedimento Experimental

  1. Monte um telescópio de Kepler utilizando uma lente objetivo de f = + 300 mm e uma lente ocular de f = + 50 mm e observe um objeto distante, como será indicado no laboratório. Meça a distância real entre as duas lentes quando observe a imagem nítida e no relatório compare com o valor teórico segundo a Figura h da guia. No relatório explique o funcionamento do telescópio construindo a imagem dum objeto com a geometria duma seta. Estime a ampliação do objeto.
  1. Monte um telescópio de Galileu e observe um objeto distante como indicado no laboratório. Utilize uma lente objetivo de f = + 300 mm e uma lente ocular de f = - 50 mm. Meça a distância real entre as duas lentes quando observe a imagem nítida e no relatório compare com o valor teórico segundo a Figura j da guia. No relatório explique o funcionamento do telescópio construindo a imagem dum objeto com a geometria duma seta. Estime a ampliação do objeto.
  1. Monte um microscópio com uma lente objetivo de f = + 20 mm e uma lente ocular de f = +50 mm e observe um preparado duma pulga de cão. No relatório estime a ampliação utilizando equação (5) da guia. Sugestão: segundo a Figura e da guia, situe o objeto (pulga) ligeiramente fora da distância focal (+ 20 mm) da lente objetivo. Para isso utilice o valor da distância objeto igual a 23 mm (2,3 cm) (mínima distância permitida pelos soportes do objeto y da lente). Usando a fórmula (11) da prática anterior, ou seja, 1/f=1/g+1/b, determine a distância imagem a partir da distância objeto 2,3 cm e da distância focal f= 2cm. O resultado será b= 15 cm. Então, usando a tela, verifique, que, com efeito, essa é aproximadamente a posição da imagem nítida. Situe agora a lente ocular (f = + 50 mm) de maneira tal que a imagem fique ligeiramente dentro dessa distância focal, por exemplo, a 4,5 mm da lente (5 mm da imagem até o foco). Mova então ligeiramente a lente objetivo para observar uma imagem nítida. Meça a distância t entre as duas lentes para calcular a ampliação pela equação (5) no relatório  
  1. Monte um projetor de diapositivos utilizando a lente convexa de f = + 100 mm. Situe o objeto (diapositivo do imperador Maximiliano) a diferentes distâncias da lente, busque a imagem nítida com a tela e meça a distância imagem. Sugestão: situe o objeto em 17 cm e leve a tela até o infinito (extremo do banco óptico). Mova a lente e verifique que a imagem nítida é obtida quando a distância objeto (do objeto até a lente) é próxima a 100 mm, como deve ser. Façã o exercício 3 vezes e tome o valor médio da posição da lente. Situe a tela em 60 cm, 70 cm e 80 cm. Determine as posições da lente para obterem imagens nítidas. Faça o exercício 3 vezes em cada caso e, no relatório, encontre o valor médio das posições da lente. No relatório calcule também as distâncias imagem (b) e objeto (g) bem como as ampliações laterais pela fórmula m = - b/g, para todos os casos. Presente os resultados numa tabela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com