TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação Como Solução De Conflitos Na Escola

Ensaios: Mediação Como Solução De Conflitos Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  9.622 Palavras (39 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 39

RESUMO

Os programas de mediação de conflitos tiveram origem fora do contexto escolar, mas rapidamente o modelo foi adaptado às instituições educativas. A mediação escolar abrange a resolução dos conflitos entre estudantes, entre estudantes e adultos e entre adultos. Do que se trata? A mediação é um processo flexível, de caráter voluntário e confidencial, conduzido por um terceiro imparcial – o mediador – que promove a aproximação entre as partes em litígio e que as apoia na tentativa de encontrar um acordo que permita pôr termo ao conflito. Abordar as disputas escolares através da mediação origina um contexto onde o conflito é encarado como natural o que permite protagonismo aos intervenientes, enquanto que os valores da solidariedade, tolerância e igualdade são estimulados. O Judiciário, na maioria das vezes, acaba reforçando essa dicotomia “autor X réu”. A Mediação, porém, vem como um recurso importante para relativizar as divergências, mostrando as dificuldades de diálogo, para que as pessoas modifiquem sua postura e amadureçam. São explicadas duas formas importantes de Mediação, para o bem-estar das famílias, sobretudo dos estudantes: a Familiar e a Escolar.

Palavras-chave: Crise; Mediação; Família; Escola; estudantes.

ABSTRACT

Mediation is a flexible and voluntary process, conducted by a third impartial one the mediator – who promotes the communication among the litigations parts and attempts to find a solution that ceases the conflict. On a global program, school mediation might be used as a conflict resolution process intended to solve disputes emerging between students, students and adults and between adults. This approach to school conflicts promotes a system that faces conflict as a natural part of relationships, stimulating at the same time, and values of solidarity, tolerance and equality. Judiciary, most of the time, ends up reinforcing this dichotomy "author X defendant". Mediation, however, comes as an important resource to relatives the divergences, showing the difficulties of dialogue, so that people modify their stance and mature. Are explained two important forms of mediation, to the well-being of families, especially students: Familiar and Scholars.

Keywords: Crisis, Mediation, Family, School, students.

INTRODUÇÃO

A escola insere os indivíduos na sociedade é um local privilegiado de socialização e, portanto, propícia ao desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoções que podem em determinado momento gerar conflitos em que o diálogo cotidiano não seja capaz de solucionar. Quando isso ocorre percebe-se a necessidade de que sejam tomadas providências para que essa situação conflituosa não se deteriore vindo a tornar-se um ato de violência.

Diante dos conflitos que surgem dos relacionamentos onde as diferenças ficam evidenciadas é necessário que a escola desenvolva ações preventivas e curativas no intuito de tornar as relações e o ambiente escolar harmonioso, por meio da prática do diálogo e da mediação dos conflitos. Desse modo a mediação de conflitos na escola se apresenta como uma proposta de pacificação, oferecendo aos sujeitos envolvidos no conflito a possibilidade de solucioná-lo ou ameniza-lo por intermédio de ajuda especializada.

No Brasil, ainda não existe uma legislação que regule a prática da mediação, mas mesmo assim, é uma técnica muito utilizada nas diversas esferas em que seja necessária, entre elas pode-se citar a escola. A mediação de conflitos na escola pretende contribuir para a convivência mais saudável, construção da cidadania e enfrentamento da violência, já que é os próprios envolvidos no conflito que tentam buscar meios de superá-lo, prática que ao longo do tempo, possibilita a criação da cultura da paz nas escolas nos moldes da mediação portuguesa.

Espera-se que o processo de mediação de conflitos possa viabilizar o diálogo construtivo e a negociação de tomada de decisões, visando relações interpessoais confortáveis na convivência escolar. Assim, essa proposta apresenta-se à escola como uma alternativa democrática para prevenir situações em torno dos diversos tipos de violência. Portanto, o objetivo deste trabalho é fornecer à escola, ferramentas alternativas para evitar que situações problemáticas do cotidiano se desenvolvam e atinjam um nível maior de violência.

A grande quantidade de conflitos existentes nas sociedades modernas e o crescente recurso aos tribunais é, em parte, responsável pela crise da justiça a que se assistem desde há alguns anos e um pouco por todo o mundo.

Nas últimas décadas, o reconhecimento de mais direitos e de maior exigência do cidadão no respeito por esses direitos, e as complicadas formas de relações interpessoais característica das típicas sociedades modernas, tem como resultado o exacerbado aumento.

Dos conflitos com suas complexidades. São estes fatores que levam a que se recorra cada vez mais à tutela judicial para garantia dos direitos do cidadão.

Vivendo-se hoje tempos marcados pela rapidez dos acontecimentos, os tribunais tornaram-se incapazes de dar respostas adequadas em tempo útil e este se tornou o campo propício à procura de novas formas de fazer justiça, mais próxima, mais rápida e com uma maior participação dos destinatários.

Os meios alternativos de resolução de conflitos, vulgarmente designados por ADR (Alternative Dispute Resolution), surgiram na década de 70 nos Estados Unidos da América e englobam, entre outros, a mediação, a negociação, a arbitragem e a conciliação. Em Portugal estes meios, cuja implementação Os RAC constituem uma alternativa à via judicial e trazem diversas vantagens em termos de eficácia, celeridade, simplificação, proximidade e participação dos destinatários na realização da própria justiça. Garante-se, por um lado, uma maior adequação das respostas aos interesses e necessidades do cidadão e obtém menores custos quer econômico quer emocional.

Mais do que meios alternativos à via judicial,segundo DUBUGRAS (2013), pois não substituem os tribunais, teve início nos anos 90,vão sendo identificados como RAC ou RAL (Resolução Alternativa de Conflitos ou Litígios) poderíamos dizer que se apresentam como meios apropriados de gestão e resolução de conflitos. Apropriados, porque em alguns tipos de conflitos serão mais eficientes na sua resolução e poderão ter um efeito preventivo na sua escalada, promovendo à utilização de métodos positivos de comunicação que visam a transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com