TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conflitos Da Educação E A Deficiência De Valores No Processo Educativo Nas Escolas Municipais Do Bairro Henrique Jorge

Artigos Científicos: Os Conflitos Da Educação E A Deficiência De Valores No Processo Educativo Nas Escolas Municipais Do Bairro Henrique Jorge. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNÓLOGICAS

CURSO: GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS

MARIA EDINETE DE OLIVEIRA

Os conflitos da educação e a deficiência de valores no processo educativo nas escolas municipais do bairro Henrique Jorge

FORTALEZA – CE

2014

1-TEMA

Os conflitos da educação e a deficiência de valores no processo educacional nas escolas municipais do Bairro Henrique Jorge.

2-PROBLEMA

A deficiência de valores nas famílias influenciam os conflitos na educação?

3-INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

A educação de valores é um dos princípios básicos para a formação ética e moral do indivíduo. E são estes valores como estabelecidos na Declaração dos Direitos Humanos, que continuam a moldar a atividade educativa de todas as etapas da educação de alunos entre 3 e 18 anos.

Diante do processo educativo das escolas municipais, faz-se necessário uma prática voltada para os valores éticos, usando uma metodologia de ensino, que haja de maneira preventiva aos conflitos causados pela deficiência desses valores. Uma educação que seja orientada para a paz ensinando crianças e jovens a andarem com olhos abertos atentos à realidade que os cerca, ensinando também a enfrentar desde cedo a face mais dura da vida.

O propósito é estimular a família no desenvolvimento de conscientização quanto á melhoria na educação desses valores e garantir a prevenção quanto possíveis aumentos de futuros conflitos.

4-OBJETIVO GERAL

Compreender a ideia de valores, analisar a situação-problema, buscando soluções para conflitos na escola e trabalhando a reflexão relacionada à necessidade desses valores no processo de aprendizagem educacional.

5- QUESTÕES E HIPÓTESES

- Como pais e alunos se comportam no convívio entre si.

- A estrutura psicológica da escola está preparada para acolher crianças com diversidades de problemas e conviver com eles diariamente.

- A escola está devidamente preparada no termo de capacitação dos professores.

- O ensino é aplicado de forma dinâmica e criativa que possa facilitar a aprendizagem do aluno.

-Existe diálogos, debates, música ou vídeos que possam estabelecer um momento de reflexão.

6- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Observar e analisar o comportamento de pais e alunos no convívio familiar

- Analisar e verificar a estrutura psicológica da escola

- Verificar o sistema pedagógico dos profissionais

- Desenvolver ensino de ética e valores de forma dinâmica

- Estimular nos pais e nos alunos a reflexão dos valores em qualquer lugar ou circunstâncias.

7 - REFERENCIAL TEÓRICO

-a família pode participar de várias maneiras na vida educacional do estudante, segundo Freitas, Maimoni & Siqueira, (1994) e de Maimoni & Miranda, (1999) elas podem: acompanhar tarefas e trabalhos escolares, verificar se o filho fez atividades solicitadas pelo docente, estabelecer horários de estudos entre outras.

-a nova mãe da sociedade que trabalha e possui grandes responsabilidades muitas vezes não dispõe de tempo necessário para estabelecer uma relação com seu filho e educá-lo.

-a formação dos educadores quanto os valores éticos é apontada pela família como responsabilidade apenas da escola, segundo Di Santo (2006) em seu artigo Família e Escola, tem passado para a escola a responsabilidade de instruir e educar seus filhos inserindo-os na sociedade.

-uma das funções da escola é buscar uma aproximação com as famílias de seus alunos, pois enquanto instituição de educação técnica, pode prover atividades como: iteração e apoio com diversos profissionais como psicólogos, fazer visitas aos familiares, reuniões de pais e mestres com maior frequência, bem como a realização de trabalhos técnicos com a participação dos familiares que estes possam conhecer os conteúdos que seus filhos estão desenvolvendo.

8-METODOLOGIAS

8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com