TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINAR A ENSINAR: A DIDÁTICA PARA A ESCOLA FUNDAMENTAL E MÉDIA

Por:   •  10/10/2018  •  Artigo  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

ENSINAR A ENSINAR:

A DIDÁTICA PARA A ESCOLA FUNDAMENTAL E MÉDIA

Analisamos a teoria da disciplina também com o texto de Helena Coharick Chamlian, “A disciplina: uma questão crucial na Didática”, do livro “Ensinar a ensinar: Didática para a escola Fundamental e Média”, onde é tomado por base o porquê de haver disciplina na rotina dos alunos e sua importância no aprendizado.

A disciplina necessita de uma constante vigilância e atenção na escola, sendo um desafio aos professores.  Estudos regulados se tornam atrativos aos alunos, fazendo com que a disciplina ocorra por conseqüência. Assim, a indisciplina viria da indiferença dos alunos com relação aos estudos. O professor deve saber controlar as atitudes dos alunos, prevenindo e vigiando para que as regras não sejam desobedecidas.

Essa intervenção do professor acontece para se criar nos alunos a calma, estabilidade e domínio de si mesmos, atendendo a normas e exigências da escola. Aceitando-as, pode-se efetivar a aprendizagem, pois há um domínio da organização lógica vinda da submissão às leis.

A disciplina também é um agente de formação de caráter do indivíduo, uma vez que regras morais são apresentadas pelos professores. O professor possui autoridade em relação ao aluno, uma vez que este é mais maleável e acessível, pois o professor possui superioridade de experiência e cultura. Porém, deve ser criada no aluno uma vontade individual, não apenas uma submissão ao professor, para que sejam criados valores essenciais. Destaca-se também que a partir de um conjunto de regras, a disciplina cria a igualdade, vinda da união pelas mesmas regras impostas. O professor é diferente dos pais nesse aspecto, pois se mostra insensível a apelos afetivos, pois o que conta é o verdadeiro e o justo.

Hábitos são diferentes de disciplina. A disciplina não se baseia no comportamento momentâneo, mas sim na autonomia e autocontrole tidos fora da supervisão do professor. Além disso, a disciplina externa excessiva forma pessoas que não têm interesses próprios desenvolvidos e que se deixam conduzir facilmente. A liberdade na disciplina faz com que o sentimento de ordem seja mais autônomo. Essa é uma nova proposta de ensino, porém, a escola vai contra essa autonomia do aluno porque exclui o método diretivo, no qual se guia o aluno à direção certa do trabalho.

De acordo com o trabalho realizado pelo grupo e tomando-se por base a teoria apresentada, nota-se uma ênfase na disciplina como organização da sala de aula e formação do caráter do aluno. Para organização da sala de aula, é mostrado um papel autoritário do professor para controle das atitudes dos alunos com relação a cumprir horários ou datas e uso de celulares no ambiente escolar. Para formação do caráter, é incentivado nos alunos um hábito de respeito com os profissionais da escola e colegas de sala. Todo esse processo de organização desempenhado pelo professor tem por objetivo um efeito preventivo da indisciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com