TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação E Arbitragem

Projeto de pesquisa: Mediação E Arbitragem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

MEDIAÇÃO

A mediação é de forma mais estruturada, restaurando o diálogo, para que através dele a mediação visasse uma troca de informações, onde os envolvidos pudessem ganhar de alguma forma, sem conflitos, nem discussões. É um meio alternativo de solução de controvérsias, empresas que quando as possibilidades de entendimento direto entre as partes se esgotaram, tornando necessária a intervenção de um terceiro imparcial e sem interesse direto na demanda, para auxiliá-las a encontrar a solução do conflito. O mediador desempenha um papel ativo, com notável grau de iniciativa, não só porque a sua conduta tem o objetivo de aproximar as partes conflitantes, separadas pela distância dos pontos de vista de cada uma, mas também porque apresenta alternativas para estudo dos interessados. As tentativas de composição formuladas pelo mediador não têm efeito vinculativo para os sujeitos do conflito, que podem acatá-las ou não.

Não é necessário que haja um procedimento ou um processo em andamento para que se instale a mediação; ela poderá ocorrer a qualquer momento, a inteiro critério ou vontade das partes.

A Mediação poderá ocorrer durante um procedimento de negociação, aliás, é o procedimento da negociação com a presença do Mediador.

EXEMPLO:

A mediação é uma forma de lidar com um conflito (como, por exemplo, em caso de separação, divórcio, brigas entre vizinhos, etc.) através da qual um terceiro (o mediador ou a mediadora) ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, a negociarem e, se possível, a chegarem a um acordo.

É bastante comum as brigas por causa de vagas de garagem em alguns condomínios, cujo os moradores não têm vagas fixas de garagem, ou seja, quem chegar primeiro pega as melhores vagas. E a muitos anos o Srº Geraldo utiliza a mesma vaga para deixar o seu carro, e em um belo dia um morador recém chegado ao prédio estaciona o seu carro na vaga que o Srº Geraldo utilizava. Ele muito nervoso começa a discutir com o morador por causa dessa vaga, os gritos e xingamentos eram ouvidos por todos os moradores e inclusive pelo sindico, que na mesma hora pegou todos os documentos que provavam que as vagas não eram fixas e as levou até os moradores. O Srº Geraldo lendo os documentos teve a certeza que estava discutindo por algo que não era direito dele, e no mesmo instante pegou seu carro e foi estacionar em outra vaga acabando assim com aquela discussão e chegando a uma conclusão que ambos poderiam utilizar aquela vaga, cada um em dias diferentes.

ARBITRAGEM

Arbitragem é o meio alternativo à Justiça Estatal para solução de controvérsias, ao qual as partes (pessoa física ou jurídica), livre e voluntariamente se submetem, para obter soluções ágeis/rápidas e de baixo custo.

A Arbitragem pode ser utilizada quando no transcorrer de uma relação contratual ocorrer impasses, litígios ou controvérsias que envolvam direitos patrimoniais disponíveis, contendo ou não, o contrato, a “Cláusula Compromissória”, ou seja, que as partes tenham previsto que qualquer impasse, litígio ou controvérsia em decorrência daquele contrato fosse dirimido por Arbitragem, em vez do Judiciário.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com