TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arbitragem

Trabalho Escolar: Arbitragem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 6

ROTEIRO RELATÓRIO - ESTRUTURA SUGERIDA:

1 INTRODUÇÃO

1.1Tema

1.2 Caracterização do problema

1.3 Objetivo geral e específico

1.4 justificativa

2. Referencial teórico

3. Conclusão

Referências (sem numeração).

Roteiro - Sumário:

SEÇÃO PRIMÁRIA: CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 12

Seção secundária: caixa baixa, negrito, tamanho 12.

Seção terciária: caixa baixa, itálico, negrito, tamanho 12.

Seção quaternária: caixa baixa, sublinhado, negrito, tamanho 12.

Seção quinária: caixa baixa, itálico, sem negrito, tamanho 12.

1.1 O tema e sua importância

Contextualizar o tema de sua pesquisa de modo objetivo e claro, abordando a melhor forma de identificar o meio no qual o seu problema será identificado. Também, como sugestão pode-se incluir aqui a área de conhecimento (contabilidade) e o assunto (perícia)

Exemplo: Este estudo, ou trabalho tem como tema(...)

1.2 Caracterização do problema

Nesta etapa o pesquisador irá refletir sobre o problema que pretende resolver na pesquisa, se o problema é realmente um problema e se vale a pena tentar encontrar uma solução para o mesmo. A pesquisa científica depende da formulação adequada do problema isto porque objetiva buscar a solução do mesmo.

Uma dica, na construção do Problema, primeiramente, você deve apresentar questões específicas que foram levantadas sobre o seu tema ao fazer a leitura do assunto tratado e quais críticas podem ser feitas ao examinar a questão. Deverá ler todo o material para estudo e a bibliografia apresentada.

Após uma visão macro do seu tema passe para o problema a ser pesquisado, delimite quais aspectos ou elementos do problema que irá tratar. Você deve terminar com uma pergunta de forma interrogativa entre aspas.

1.3 Justificativa:

A elaboração da pesquisa de um trabalho acadêmico deve ser justificada em termos da relevância científica, social e prática para assim, evidenciar através da sua importância a proposta de solução de problemas ou até intervir na realidade da empresa.

A Justificativa deve ser feita, em primeiro lugar, em função da empresa. A seguir, os alunos devem avaliar outros públicos que podem ser beneficiados como empregados, a sociedade, entre outros.

Para finalizar, o último parágrafo deve enfatizar como a pesquisa poderá aumentar o conhecimento dos alunos na medida em que permite a associação da teoria com a prática, no momento em que são vivenciados na empresa os conhecimentos adquiridos por meio dos professores e da bibliografia.

Outras dicas para auxílio:

Escreva textualmente de forma impessoal, direta e objetiva sobre por que este estudo é relevante e a quem se destina, normalmente delineamos três focos, ou seja, a sua importância para a Organização estudada, como estudante, e para a Universidade ou a Sociedade. Veja um exemplo de uma abordagem mencionando um desses focos citados:

“Para os profissionais de administração e contabilidade, órgãos ou entidades de fiscalização e controle, o estudo enfatiza a sua importância para a boa administração dos negócios e salvaguarda dos interesses das partes.".

Mais um exemplo:

" (...) Sendo assim, acredita-se que esta pesquisa possui caráter relevante para a empresa MEME Confecções Ltda., pois trará propostas e sugestões que poderão ser utilizadas para alavancar a empresa propiciando maiores lucros através de decisões tomadas com base nos relatórios contábeis.

Além disso, todos os envolvidos direta ou indiretamente com a empresa estarão sendo beneficiados com este trabalho, visto que serão propostas medidas a fim de contribuir com o crescimento da empresa. Isso poderá propiciar melhorias aos funcionários, aos fornecedores, clientes e até a própria sociedade.

Por fim, este trabalho também será relevante para o acadêmico, pois aprimorará seu conhecimento relativo às Ciências Contábeis, podendo especializar-se neste ramo de atividade, obtendo maior e melhor crescimento profissional.

1.4 Objetivo geral

O relatório tem como foco um único tema proposto com base no material disponibilizado da Faculdade. Deste modo, o planejamento de um relatório acadêmico que como ponto de convergência o estudo deve abranger um só assunto e, assim, o objetivo, que é o resultado que se deseja obter com a pesquisa, também é único.

Na elaboração dos objetivos, os verbos devem estar no infinitivo. Os objetivos se dividem em geral e específicos.

Exemplo:

O objetivo geral é a proposta da pesquisa. É o resultado que o pesquisador deseja alcançar.

Por exemplo: Uma pesquisa pode ter como objetivo geral:

“Elaborar um modelo de sistema de custeio para uma pequena empresa do setor de confecção, que deseja organizar seu processo de gestão, com base no custeio por absorção".

Outro Exemplo:

”Este trabalho propõe identificar quais ferramentas da Contabilidade podem contribuir com o crescimento de uma pequena empresa do ramo de confecções, tornando-a mais competitiva no mercado em que atua."

O objetivo geral deve ser coerente com as partes já delineadas do projeto. Deve ser único, e redigido com o verbo no infinitivo. Exemplos: Analisar, apresentar, avaliar, definir, diagnosticar, estudar, elaborar, identificar, pesquisar, propor, verificar, etc.

1.4. 1 Objetivos específicos

Os objetivos específicos representam metas para a consecução do objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com