TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Dados

Monografias: Medidas De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 7

TÍTULO

MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS

OBJETIVOS

No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de:

. Usar corretamente e ler: termômetros, balanças, provetas e pipetas;

. Utilizar algarismos significativos;

. Distinguir o significado de “precisão e exatidão”.

INTRODUÇÃO

Unidades e Algarismos

É preciso prestar especial atenção às unidades. O sistema mais utilizado atualmente pelos cientistas é o chamado Sistema Internacional, abreviado por SI. Um resultado experimental deve ser expresso através de algarismos e unidades. Os algarismos indicam o erro ou incerteza de um resultado, enquanto que as unidades especificam o que está sendo medido.

Arredondamento

Em uma operação que envolva muitas medidas ou cálculos, recomenda-se fazer o arredondamento apenas no resultado final. A redução do número de dígitos de um número por arredondamento obedece às seguintes regras:

Se o dígito a ser eliminado é maior do que 5, o dígito precedente é aumentado de uma unidade. Ex: 25,57 é arredondado para 25,6.

Se o dígito a ser eliminado é menor do que 5, o dígito precedente é mantido. Ex: 25,54 é arredondado para 25,5.

Se o dígito a ser eliminado é igual a 5, o arredondamento será feito para se obter um número par. Ex: 25,75 é arredondado para 25,8 e 25,65 será arredondado para 25,6.

Notação Científica

Na utilização das unidades de medidas para números muito pequenos, será muito importante adotar a Notação Científica. Suponhamos que você esteja efetuando uma medida de algum elemento observado ao microscópio, obtendo 25 µm, isto é, 25 micrômetros. Quanto vale essa medida em metros?

25 µm = 0,000025 m

Exatamente por ser muito pequeno, esse número dá trabalho para ser escrito em unidades do SI. Ele pode ser representado por 2,5 x 10-5 m.

Suponhamos agora que o valor da energia de uma transição eletrônica seja 358.000 J/mol. Esse número pode também ser representado por E = 358 x 103 J/mol ou E = 358 KJ/mol.

Para números muito grandes ou muito pequenos, mais importante que conhecê-los com precisão, é saber a sua ordem de grandeza, isto é, a potência de dez mais próxima de seu valor real.

Erros

A diferença entre o valor obtido experimentalmente e o valor verdadeiro da grandeza é chamada erro. De acordo com sua natureza, os erros podem ser classificados em Grosseiros, Sistemáticos ou Aleatórios.

Erros Grosseiros

São causados por falta de conhecimento da medida ou falha humana de medição.

Erros Sistemáticos

Resultam de medidas “viciadas”. Entre os erros sistemáticos mais comuns temos: erros instrumentais, erros devido à presença de impurezas, erros de operação, erros pessoais, etc.

Erros Aleatórios

São erros devido a variações ao acaso, de causas não conhecidas exatamente, em geral irregulares e pequenas e de difícil controle do operador, como: umidade, temperatura, iluminação, pureza dos reagentes, etc.31

Precisão e Exatidão

Quando se repete certa medida não se obtém, em geral, o mesmo resultado, pois cada ato de medida está sujeito aos erros experimentais. Os valores obtidos diferem ligeiramente uns dos outros.

A precisão da medida refere-se ao grau de concordância dos resultados individuais dentro de uma série de medidas (reprodutibilidade da medida). A exatidão refere-se ao grau de concordância do valor experimental com o valor verdadeiro (fidelidade da medida). Para indicar a precisão de um número medido (ou dos cálculos sobre os números medidos) utiliza-se o conceito de algarismos significativos.

Os algarismos significativos são os algarismos no valor de uma medida (ou no resultado de cálculos com valores de medidas) que incluem todos os algarismos exatos mais o algarismo seguinte, que tem uma incerteza na medida.

Podemos elevar a precisão de uma medida aumentando o número de determinações (a média de várias determinações merece mais confiança do que uma só determinação), enquanto a exatidão só pode ser alcançada, eliminando-se os erros sistemáticos.

A notação por algarismos significativos possui uma limitação. Ao anotar uma medida com quatro algarismos significativos, sabemos que o último é duvidoso, mas não sabemos em qual extensão ele o é.

Por exemplo, a medida 25,52 poderia ser expressa como 25,52±0,01; 25,52±0,02; 25,52±0,03; etc. O número que vem depois do sinal é denominado desvio avaliado ou erro absoluto, e por convenção corresponde à menor divisão da escala do instrumento de medida dividida por dois. Em instrumentos digitais, o desvio é a própria sensibilidade do instrumento. Por exemplo, no caso de uma medida realizada numa balança digital de sensibilidade igual a 0,01g, a massa medida foi de 5,35g. Portanto, a forma correta de anotar este resultado é (5,35±0,01)g.

Quando o valor contendo o desvio avaliado é anotado, por exemplo, 25,52±0,01, estamos fornecendo mais informações para o leitor do que anotando simplesmente o valor observado (25,52), pois se leva em consideração a precisão do instrumento de medida.1

As reações endotérmicas se caracterizam por possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação de entalpia dessa energia (variação de entalpia) possui sinal positivo (+ΔH) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação. Ambas em forma de calor.

Como consequência, a temperatura dos produtos finais é menor que a dos reagentes. Fazendo com que todo o recipiente no qual estão contidos se resfrie da mesma maneira.2

METODOLOGIA

Materiais e Reagentes

- Termômetro;

- Proveta de 25 mL;

- Béquer de 50 mL e 100 mL;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com