TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula prática de medidas e tratamento de dados

Por:   •  25/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A química analítica está dividida em química analítica qualitativa e quantitativa. Em uma análise qualitativa o objetivo principal é determinar a presença do analito em uma amostra desconhecida. Já em uma análise quantitativa, o objetivo é determinar a quantidade exata com que este elemento se faz presente na amostra. A diferença de precisão e exatidão é de fundamental importância para um analista, onde a precisão é grau de concordância entre os resultados individuais dentro de uma série de medidas. Exatidão indica  o grau de concordância do valor achado experimentalmente e o valor verdadeiro.

                 OBJETIVO

Essa segunda aula pratica teve como objetivo principal fazer que os alunos saibam a diferença entre exatidão e precisão e também a verificação da exatidão dos instrumentos do laboratório Didático I, proveta, pipeta graduada e volumétrica, realizando diversos tipo de medições de modo a se familiarizar com os instrumentos de medida, atendando para os possíveis erros cometidos em laboratório.

MATERIAIS UTILIZADOS

1. Béquer

2. Proveta

3. Pipeta volumétrica

4. Balança Analítica

5. Frasco de água

6. Conta gotas

7. Pera de sucção

PARTE EXPERIMENTAL

1º Experimento:

Estimamos o peso aproximado da massa de três objetos (pera de sucção, béquer e cadinho), segurando-os em mãos e comparando seus pesos e notamos em ordem crescente. Após isso pesamos os três objetos usando a balança analítica.

2º Experimento:

Pesamos um béquer de 100ml limpo e seco, logo depois adicionamos 50 gotas de água, utilizando um conta-gotas, voltamos a pesar o béquer (com as 50 gotas), para assim poder estimar o volume de uma gota d'água.

3º Experimento:

Para determinar qual instrumento mais exato, proveta, pipeta graduada ou pipeta volumétrica, fizemos:

Proveta:

Pesamos um béquer de 100ml limpo e seco, usando o máximos de algarismos significativos que a balança apontou. Com a proveta medimos 20ml de água (com o menisco em 20ml) e despejamos no béquer e pesamos sua massa. Novamente medimos 20ml de água com a proveta e adicionamos ao béquer que já tinha a água, pesamos e anotamos os valores. Repetimos a mesma operação e anotamos o valor.

Pipeta graduada:

Pesamos um béquer de 100ml limpo e seco, usando o máximos de algarismos significativos que a balança apontou. Com a pipeta graduada medimos 20ml de água (com o menisco em 20ml) e despejamos no béquer e pesamos sua massa. Novamente medimos 20ml de água com a pipeta graduada e adicionamos ao béquer que já tinha a água, pesamos e anotamos os valores. Repetimos a mesma operação e anotamos o valor.

Pipeta volumétrica:

Pesamos um béquer de 100ml limpo e seco, usando o máximos de algarismos significativos que a balança apontou. Com a pipeta volumétrica medimos 20ml de água (com o menisco em 20ml) e despejamos no béquer e pesamos sua massa. Novamente medimos 20ml de água com a pipeta volumétrica e adicionamos ao béquer que já tinha a água, pesamos e anotamos os valores. Repetimos a mesma operação e anotamos o valor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

1º Experimento:

Os valores obtidos através da massa estimada foram próximos aos que foram obtidos através da balança analítica.

Massa estimada:

  1. Cadinho – 38,00g                 2. Béquer - 55,00g             3. Pera de sucção - 59,00g

Massa exata(obtida através da balança):

  1. Cadinho – 36,19g                 2.Béquer - 50,62g               3.Pera de sucção - 57,24g

2º Experimento:

A massa do béquer que obtivemos através da balança analítica foi de 51,42g.

A massa do béquer mais as 50 gotas de água foi igual a 54,80g. Subtraindo a massa do béquer ao béquer mais as 50 gotas, temos apenas a massa das 50 gotas, 3,38g. Como a massa da água é equivalente ao seu volume (numa proporção de 1g – 1mL), o volume das 50 gotas é igual a 3,38mL. Para se obter o volume médio aproximado de apenas uma gota foi dividido o volume das 50 gotas (3,38mL) pelo número de gotas (50 gotas). Logo o volume de cada gota é 6,76*10-2 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com