TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medida E Tratamento De Dados

Artigos Científicos: Medida E Tratamento De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1. Introdução..............................................................................................................3

2. Objetivos................................................................................................................4

3. Métodos e Materiais..............................................................................................5

3.1 Materiais

3.2 Métodos

4. Resultados e Discussões........................................................................................6

5. Conclusão..............................................................................................................8

6. Bibliografia............................................................................................................9

7. Questionário.........................................................................................................10

1. Introdução

Todo processo científico é iniciado com base em observações, podendo essas ser qualitativas ou quantitativas. Dizer que uma observação é qualitativa, nos informa que ela é baseada em nossos sentidos. Enquanto, dizer que uma observação é quantitativa nos informa que ela é baseada em medidas ou contagens que incluem números.

No valor que expressa à magnitude de uma grandeza através de uma unidade de medida, os algarismos conhecidos com certeza mais o algarismo duvidoso são denominados de algarismos significativos. Por exemplo, se ao medir o volume de uma amostra líquida numa proveta de 25 ml, cuja menor divisão é 0,1 ml, encontrou-se o valor 17,24 ml, este resultado tem quatro algarismos significativos (os dígitos um, sete e dois são conhecidos com certeza e o quatro é o algarismo duvidoso – aquele que foi estimado).

Algarismos significativos são uma parte importante dos cálculos matemáticos e científicos, pois lidam com a precisão e acurácia das medidas. Precisão refere-se à reprodutibilidade dos resultados e medidas em um experimento, e acurácia refere-se apenas o quão próximo o valor está do valor real ou verdadeiro da grandeza. É importante ressaltar que as duas definições não estão condicionadas uma à outra. Os resultados podem ser tanto precisos ou acurados, nenhum dos dois, preciso e não acurado e vice-versa. Enquanto que a exatidão nos indica o quão próximo do valor real (normalmente aceito como referencia), está o valor medido.

2. Objetivos

Realizamos os experimentos com o objetivo final de: aprender a utilizar algarismos significativos; aprender a ler e interpretar medidas em termômetros, provetas, pipetas e balanças; e também compreender a diferença entre precisão e exatidão.

3. Métodos e Materiais

3.1 Materiais

• termômetro;

• bastão de vidro;

• rolha de borracha;

• rolha de vidro;

• béquer de 100 ml;

• cadinho de porcelana;

• proveta de 25 ml;

• pipeta volumétrica de 20 ml;

• balança;

• Sal de cozinha (cloreto de sódio);

• Gelo;

• conta-gotas;

3.2 Métodos

No primeiro experimento através de uma observação qualitativa, baseada no tato, estimou-se o peso de três objetos. Sendo eles, uma rolha de borracha, uma rolha de vidro e um cadinho de porcelana. Enumerou-se de 1 a 3, sendo que 3 era a menor massa e 1 a maior massa. Após isso, fez-se o uso de uma balança para verificar a massa correta e a ordem correta a se colocar os números.

No segundo experimento realizou-se o peso de um béquer de 100 ml, e adicionando 50 gotas de água destilada com um conta-gotas, verificou-se a massa final, e estimou-se a massa e o volume de cada gota de água.

Após isso, mediu-se 20 ml de água em uma proveta e colocando-a em outro béquer, realizou-se novamente sua pesagem. Após repetir a atividade por três vezes, sempre secando o béquer, a mesma experiência realizou-se com uma pipeta volumétrica de 20 ml e um béquer diferente do anterior.

A terceira experiência foi com termômetro, colocou-se 50 ml de água corrente em um béquer e adicionaram-se quatro pedras de gelo, após a agitação, derretimento do gelo e equilíbrio térmico, mediu-se a temperatura. Adicionou-se 5g de sal de cozinha (Cloreto de Sódio – NaCl) e realizou-se novamente a medida.

No decorrer de cada experimento anotamos os resultados e no final calculou-se a média e o índice de desvio em relação ao que foi medido.

4. Resultados e Discussões

Após estimar-se o peso dos três objetos citados no item A-Massas, por meio qualitativo (por meio de nosso tato) e quantitativo (por meio da balança), os resultados encontrados foram os seguintes:

Material Ordem da Massa Estimada Massa Medida Ordem Atual (medida)

Rolha de Borracha 1 8,373 g 2

Rolha de Vidro 3 5,948 g 3

Cadinho de Porcelana 2 30,276 g 1

Observou-se que a massa de um objeto não está relacionada ao seu tamanho, mas sim com a densidade do material utilizado. E apesar de se tratarem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com