TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas E Tratamento De Dados Em Laboratório De Química

Pesquisas Acadêmicas: Medidas E Tratamento De Dados Em Laboratório De Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/1/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Pelotas

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos

Curso de Química Forense

Disciplina: Química Geral e Inorgânica Experimental

Experimento 2:

Medidas e Tratamento de Dados

Professor(a): Aline Joana dos Santos

Acadêmicas: Caroline Ceno

Clarice Brandão

Fernanda Balbinot

Jéssica Gall

Jessica Martins

Pelotas, 01 de novembro de 2013

Introdução

Neste trabalho serão abordadas diferentes medições e como proceder com os dados obtidos. Apresentaremos algumas limitações que podem ocorrer durante o processo, como erros e imprecisões, e ainda o que deve ser considerado dos dados obtidos.

Para medir massas, usamos a balança analítica. Estas são utilizadas para determinar a massa em análises químicas permitindo que se determine a quantidade absoluta ou relativa dos constituintes de certa amostra.

Para determinar a relação volume/massa de um líquido, além da balança, utilizamos também o béquer e uma proveta ou uma pipeta graduada. O béquer é um recipiente que permite a medição de volumes de líquidos, embora não seja o mais preciso. A proveta e a pipeta graduada também são utilizadas para medir volumes, diferindo quanto à precisão e, portanto, mostrando dados diferentes.

Para a análise das incertezas de valores de medidas, são usados os termos precisão e exatidão. Precisão é uma medida do grau de aproximação entre os valores das medidas individuais. Exatidão indica o grau de aproximação entre as medidas individuais e o valor correto.

Os erros experimentais devem ser calculados a fim de proporcionar a aceitação ou não dos resultados obtidos. O erro absoluto é definido como a diferença entre o valor medido e o valor verdadeiro de uma dada grandeza. Porém, o erro de uma análise é geralmente expresso em termos relativos, sendo o erro relativo definido como a divisão entre o erro absoluto e o valor verdadeiro, multiplicados por 100.

Observaremos também diferenças de temperatura na água a partir de um termômetro, e como um reagente salino adicionado à água interfere na medida de temperatura, ocasionando dados divergentes.

Objetivos

- Apresentar as fontes de erros na obtenção de dados analíticos, bem como corrigir o melhor possível os resultados obtidos;

- Demonstrar os procedimentos para a obtenção das medidas, seja massa, volume ou temperatura;

- Comparar a precisão de diferentes vidrarias;

- Compreender as diferenças básicas entre exatidão e precisão e como obtê-las;

- Efetuar cálculos básicos utilizando algarismos significativos.

Métodos

a) Medição de Massa

Utilizando as mãos, estimar o peso de três materiais distintos: uma rolha de borracha, uma rolha de vidro e um cadinho de porcelana. Em seguida, pesar os materiais em uma balança semi-analítica e comparar os resultados.

b) Medição de Volume

Medir o peso de um béquer de 250mL. Logo, adicionar 20mL de água com o auxílio de uma pipeta volumétrica, e pesar novamente. Repetir o processo três vezes e comparar os resultados. Calcular a média das massas, o volume equivalente, o desvio padrão de cada pesagem e a média dos desvios.

c) Medição de Temperatura

Colocar, aproximadamente, 20mL de água da torneira em um béquer de 250mL. Medir a temperatura a partir de um termômetro. Em seguida, adicionar gelo no recipiente e observar a mudança de temperatura. Por fim, dissolver 2g de cloreto de sódio (sal de cozinha) na água com gelo e verificar a temperatura mínima.

Resultados e Discussões

a) Medidas de Massa

Foi estimado que a rolha de vidro é o material mais pesado, seguido pela rolha de borracha e pelo cadinho de porcelana. No entanto, após a pesagem, foi observado que o cadinho de porcelana possui maior massa do que a rolha de borracha.

Material Massa Medida (g)

Rolha de Borracha 8,29

Rolha de Vidro 13,86

Cadinho de Porcelana 10,54

Comparou-se a massa de 50 gotas de água com o seu equivalente em volume, estabelecendo uma relação massa/volume. Visto que a densidade (d) da água é 1g/mL, a massa (m) de água é igual ao seu volume (V).

d = m / V

1g/mL = 1,5676g / V

V = 1.5676mL

Massa de 50 gotas de água: 1,5676g

Volume aproximado de 50 gotas de água: 1,5676mL.

Massa de 1 gota de água: 3,1352x10-2 g

b) Medidas de Volume

Foram pesadas por três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com