TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente e Impactos Socioambientais no Cinema

Por:   •  5/4/2015  •  Artigo  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a produção de carvão vegetal se revelou uma das atividades econômicas mais danosas à natureza, com o uso de técnicas atrasadas e aplicadas de forma inconseqüente. O desmatamento avassalador, o desperdício e a exploração desumana da mão-de-obra passaram a fazer parte da produção de carvão vegetal, que teve seu "boom" nos anos 80, quando o Estado de Minas Gerais tornou-se o maior pólo siderúrgico mundial.

A exploração do carvão contribuiu para a destruição da Mata Atlântica e de grande parte do cerrado do Centro-Oeste brasileiro e, ainda agora, ameaça a Amazônia, região biologicamente mais rica e inexplorada do mundo, trazendo cada vez mais pessoas interessadas nos lucros desse serviço.

O filme/documentário "Os Carvoeiros" mostra o drama de famílias pobres do interior do país, que produzem carvão vegetal para fabricar aço, em condições precárias e subumanas, sem qualquer conquista social e sem acesso a direitos básicos como: educação, saúde e trabalho digno.

Esses trabalhadores são submetidos a esforços físicos sobre-humanos, com jornadas de trabalho que se estendem por toda a noite e finais de semana. Além disso, os trabalhadores respiram gases, fumaças e poeiras dos fornos e estão submetidos ao excesso de radiação solar e esforços físicos, ao calor dos fornos e outros, sem a preocupação ou utilização de qualquer tipo de equipamento de proteção individual ou coletivo.

O filme/documentário retrata também um dos aspectos mais dolorosos da realidade brasileira, que vem sendo combatido ao longo dos anos, com algumas vitórias, o trabalho infantil em regimes de semi-escravidão onde crianças e adolescentes trabalham em jornadas de até 12 horas por dia, em regime de semi-escravidão, para ajudar a sustentar a família, em carvoarias no interior do Brasil. E pessoas com idade avançadas continuam trabalhando, pois é a única fonte de renda, já que não podem contar com a ajuda do governo.

Já o filme/documentário “A História das Coisas” apresenta importantes informações sobre questões ambientais e sociais dentro da temática do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência.

O presente é um documentário rápido e repleto de fatos voltados para o interior dos padrões do nosso sistema de extração, produção, consumo e descarte de lixo, desde a sua extração, transformação até a sua venda, uso e disposição, todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida afetam o meio ambiente em vários níveis.

O filme/documentário nos apresenta as conseqüências de um consumo descuidado, que são desastrosas em níveis locais e mundiais. Os reais efeitos do consumo destes produtos são por vários motivos propositadamente manipulados e escondidos dos nossos olhos pelas empresas e políticos cujos objetivos principais são o lucro e o poder, que obtêm ao promover um consumo exagerado e sem consciência ambiental que só pode ser realizado à custa de toda a vida na Terra, de sofrimento, exploração e degradação ambiental.

Também faz conexões entre importantes questões ambientais e sociais, demonstrando que ao consumirmos de forma inconsciente e desmedida, estamos destruindo o mundo e a nossas gerações atuais e futuras, devendo assim criar uma maior consciência ambiental do problema e um mundo mais sustentável e justo para todos.

Este documentário nos ensina algo essencialmente, que acaba por mudar a maneira como olhamos para todas as coisas que existem na nossa vida sob um aspecto geral, fazendo-nos adquirir uma nova visão e respeito pelo ambiente e das pessoas.

A proposta de trabalho apresenta a análise dos filmes “Os Carvoeiros” e “A História das Coisas”, apresentando uma visão dos problemas ambientais, sociais e culturais, possibilitando a melhora de vida da sociedade através de intervenções ambientais, com ajuda da Engenharia de Segurança do Trabalho.

  1. OBJETIVOS

Segue neste item, o objetivo geral da proposta de Web Quest, qual seja:

Realizar um levantamento dos problemas ambientais expostos no documentário “Os Carvoeiros” e no filme/documentário “A História das Coisas”.

  1. Objetivos Específicos
  • Proteção ao meio ambiente e conflitos ambientais;
  • Projetos de segurança do trabalho e
  • Responsabilidade social.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Documentário Os Carvoeiros
  1. Principais Impactos Ambientais:
  • Desflorestamento/devastação da mata;
  • Poluição do ar – Emissões atmosféricas;
  • Criam buracos a procura de argila/ barro.
  1. Falhas em Saúde e Segurança do Trabalho:
  • Trabalham inalando fumaças (que geram dores de cabeça, tontura);
  • Trabalham sem segurança (EPI’s);
  • Trabalham desde pequenos, com idade acima da aposentadoria, alguns trabalham até com filhos;
  • Exercem muito esforço físico;
  • Manuseiam produtos inflamáveis perto do fogo;
  • Andam de transporte irregularmente;
  • Vivem em casas feitas totalmente de madeiras e forradas com telhas;
  • Ganham salários muito baixos, vivem na pobreza;
  • São trabalhadores sem estudo, muitas crianças largam os estudos para trabalharem e as que estudam ganham uma ajuda pequena do governo;
  • Gados e aves vivem perto dos fornos (certamente devem ser alimentos das famílias).

O documentário deixa bem claro que uma siderúrgica é quem alimenta o emprego desses trabalhadores e também aumentam o desflorestamento. Trabalhadores que só sabem fazer fornos ou atuarem como carvoeiros, em uma região que não tem outro tipo de ramo ou função crianças sonham em ser carvoeiros.

  1. Responsabilidade Social

Uma idéia para o dono da carvoaria junto com o empresário da siderúrgica seria o reflorestamento da área devastada pela carvoaria (isso é LEI no País), preparando o solo e plantando as sementes da mesma espécie de plantas/árvores que foram derrubadas, com isso os trabalhadores teriam mais trabalho e mais tempo no emprego. A proibição do trabalho infantil na empresa (o governo teria que dar mais atenção nesse tipo de caso, pois as crianças trabalham para não passarem fome), e moradias aos trabalhadores (a empresa poderia pedir ajuda para o governo, para fornecer condições melhores a seus trabalhadores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (730.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com