TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO LIXÃO NO MUNICÍPIO DE PIRITIBA-BA

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.995 Palavras (12 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 12
  1. INTRODUÇÃO

Com o intuito de conhecer nossa realidade buscamos elaborar esse estudo para identificar os entraves do destino final do lixo produzido no município de Piritiba-BA.

A questão do destino final do lixo produzido pelas pessoas se tornou um problema mundial. Devido o aumento e melhoria da renda da população residente no município de Piritiba tem gerado um crescimento gradativo dos resíduos sólidos, resultado proveniente no aumento do consumo de produtos. O fato de não existe um aterro sanitário, os resíduos são depositados no lixão a céu aberto, o que resulta em perigo para população e danos a natureza.

É importante uma identificação da Tecnologia utilizada para a disposição final dos resíduos sólidos permitindo uma caracterização deste ponto como lixão, aterro simplificado, aterro sanitário convencional, central de entulhos, podas e estação de transbordo. Um lixão, já se constitui em irregularidade perante a legislação ambiental.

Com relação à distância do lixão municipal ao centro urbano de acordo com o Ministério Publico do Estado da Bahia, considerou-se que a distância maior que 15 km podem ter um impacto significativo na logística e nos custos operacional do sistema público de limpeza urbana, sendo assim também à distância menor que 2 km podem implicar em maior incômodo à população. O lixão de Piritiba está localizado aproximadamente a 4 km de distância do perímetro urbano, o que não ocasiona no impacto logístico e ainda não incomoda a população local.

A lei 6.938, de 31/08/1981 da Política Nacional do Meio Ambiente diz que, “cada gerador é responsável pela manipulação e destino final de seu resíduo”. E a Ementa Constitucional nº 01 do Estado da Bahia, do art. 226 do Inciso V estabeleceu que a instalação e operação de aterro sanitário, usina de reaproveitamento, depósito de lixo e unidade incineradora e/ou qualquer outro equipamento para destinação final de resíduos sólidos urbanos, sem que seja garantida a segurança sanitária ambiental, no perímetro urbano, em núcleos residenciais, em quaisquer áreas de reservas biológicas e naturais, da orla marítima, dos rios e seus afluentes, e quaisquer mananciais, através de obediência na implantação a projetos específicos para cada caso, aprovados previamente pelos organismos oficiais estaduais com competência técnica, jurídica e normativa sobre proteção ambiental. Tendo em vista que a maior parte dos municípios não cumpriu o prazo concedido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) da lei de nº 12.305/2010, para acabar com os lixões municipais, sendo que o prazo era até agosto de 2014, mas o senado prorrogou o prazo para todos os municípios, como o município de Piritiba é menos que 50 mil habitantes o prazo final decretado é até julho de 2021. Portanto, o lixão municipal continua a céu aberto e a margem da rodovia estadual, atraindo animais como: bois, cavalos, porcos, galinhas, urubu, cachorro e outros, além de poderem ocasionar acidentes automobilísticos ou causar doenças através do consumo destes animais pelos seres humanos.

O lixão acarreta uma série de problemas na cidade quando não é tratado da devida forma, é interessante o estudo dessa temática, pois precisamos conscientizar a sociedade da importância e de sua participação no processo de preservação do Meio Ambiente.

É interessante mostrar que podemos transformar o lixo em várias utilidades, para isso as pessoas precisam informa-se de como podem estar colaborando para que esse procedimento seja efetuado. Com base nisso, chegamos ao seguinte questionamento: Como a população de Piritiba está tratando seu lixo?

Propomos este projeto com a intenção de responder a essa pergunta e para que possamos chegar a um resultado contaremos com a participação dos moradores que residem no município de Piritiba. Almejamos que através desta pesquisa possamos estar mostrando para a sociedade Piritibana sobre a importância de tratarmos o lixo adequadamente.

O principal objetivo geral deste trabalho é analisar como a população de Piritiba pode estar tratando seu lixo.

E os seguintes objetivos específicos que serão apresentados são: Caracterizar lixão, em especial urbano; Identificar os principais impactos ambientais e da população causados pela destinação de resíduos sólidos; Discutir ações sociais como atividades de coleta de resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis e Detectar a destinação dada ao lixo em Piritiba.

Iremos utilizar neste projeto de pesquisa o método qualitativo, pois possui um caráter exploratório em que pretendemos relatar uma situação pertinente e poder adquirir informações relevantes para o desenvolvimento do mesmo. Estaremos em busca do objeto de estudo a partir das perspectivas de pessoas envolvidas neste processo, onde todos os pontos de vista são considerados relevantes (NEVES, 1996).

Os sujeitos da pesquisa serão os moradores do município de Piritiba. Primeiramente iremos entrar em contato com estas pessoas e convidá-las a participar de uma entrevista. Esta por sua vez, consiste em uma entrevista semi-estruturada, em que são feitas perguntas ao entrevistado de maneira que o mesmo possa respondê-la de forma mais natural possível. Pretendemos deixar os entrevistados bem à vontade para que possam responder às perguntas dentro de suas concepções acerca do tema proposto. Durante a entrevista utilizaremos um gravador para registrar a fala de cada entrevistado, facilitando assim no processo de análise de dados (MANZINI, 2004).

O que podemos observar de acordo com MANZINI (1990/1991), que a entrevista semi-estruturada consiste em elaborarmos um roteiro com perguntas principais, e podermos complementar com outras questões pertinentes no decorrer da entrevista. Para o autor, esse tipo de entrevista pode fazer emergir informações de forma mais livre e as respostas não estão condicionadas a uma padronização de alternativas.

Realizada as entrevistas iremos tirar foto da coleta do lixo, do transporte e do local onde o lixo é despejado. Estas servirão para mostrarmos a situação desta temática e relatarmos sobre a mesma no decorrer do trabalho.

Depois de coletarmos os dados, o passo seguinte será fazermos a análise dos mesmos. Utilizaremos neste trabalho a análise de conteúdo, a qual é definida por BARDIN(1979)como:

Um conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando obter, por procedimentos, sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens (BARDIN, 1979, p.42).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com