TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Anbiente

Artigos Científicos: Meio Anbiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

Engeharia Civil

sistema de gestão ambiental e certificação

professor alexandre teles:

NOMES: RA:

Alex Lazarini Gurgel RA 7648719766.S:2

Caio C.Alencar ,RA:6622342216. S:3

Ítalo Cardoso sarmento, RA:6413277146.S:3

Marcelino Zanuti Bernardo ,RA;6816410527.S:3

Sérgio da Silva Rocha JR ,RA:6653377832.S:3

Ronaldo Lopes Barbosa RA: 7638703091.S:2

Wiliandikson Cardoso Duarte, RA: 7626696760 S:2

Alex alberto Da Silva : RA: 9938034611

Guilherme felix b. daq silva RA 9977023728

São Caetano do Sul, 26 de maio de 2014

ÍNDICE

1 INTRODUÇAÕ................................................................................................1

2 ETAPA 04 ...................................................................................................2

3 PASSO 01................................................................................................2,3,4

4 CONCLUSÃO.............................................................................................5

5 BIBLIOGRAFIA........................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

A prática da cultura ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.

De acordo que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar o meio empresarial a buscar meios de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional. O mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. Desta forma, surgiram várias certificações, tais como as da família 14001, que atestam que uma determinada empresa executa suas atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.

ETAPA 04

Passo 01

Cultura ambiental na organização(engenharia civil) sga e lei:

Construção Civil Sustentável está baseada na implantação do Sistema de Gestão Ambiental - SGA, segundo Cimino (2002).

Verifica-se que na construção civil sustentável, a eficiência além de ter o sentido econômico, precisa ampliar o sentido social, por representar uma questão de competitividade, cuja solução poderá ser a eco-eficiência, por ser um instrumento do desenvolvimento sustentável, que está impondo um novo estilo de gerenciamento ambiental ao mundo.

Segundo Dyllick (2000), proteção ambiental custa dinheiro. Mas é também correto que a renúncia à proteção ambiental custa dinheiro da mesma forma – freqüentemente até mais.

Os projetos devem refletir uma compreensão sistêmica dos aspectos ecológicos locais e globais, além de contemplar a cultura, o estilo de vida e senso estético de cada indivíduo.

Ainda de acordo com Dyllick (2000), do ponto de vista ambiental, pode-se dizer que a ecologia constitui uma espécie de plataforma lógica da economia, falar edificação, significa mencionar o ambiente do entorno desta, onde pensar globalmente significa agir localmente, através da eco-eficiência, cuja origem foi o esgotamento do modelo de crescimento pós-industrial, que era centrado no interesse econômico, e que deu lugar a um novo modelo de desenvolvimento harmônico e ambiental, que considera de um lado o aspecto econômico, de outro o ecológico, e ambos associados a visão social, onde as responsabilidades são partilhadas por todos, tanto do setor público, quanto do setor privado.

No decorrer dos anos, os recursos ambientais têm sido extensivamente explorados pela humanidade, porém a questão ambiental tornou-se, nas últimas décadas, objeto de estudo e preocupação em razão de um quadro problemático, no que diz respeito ao bem estar ambiental das grandes cidades.

Entre as empresas que utilizam em excesso os recursos naturais, se destaca o setor da construção civil que, pois além de ser responsável por um enorme desperdício de material e energia, colaborando com a degradação ambiental, devido à uma péssima gestão dos recursos naturais, como água e solo.

A construção civil mantém um relacionamento com o meio ambiente, muitas vezes provocando grandes impactos ambientais, gerados pelo grande consumo de materiais, desde locação do empreendimento e até geração de resíduos.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos e écnicas utilizadas pela construção civil no planejamento e instalação da obra, confrontando os mesmos procedimentos com os princípios de gestão e legislação ambiental. Outra finalidade deste trabalho é propor um instrumento de mensuração e comparação entre as empresas da construção de diferentes naturezas em

relação ao desempenho ambiental dos seus empreendimentos.

No aspecto técnico-econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com