TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial 2014

Ensaios: Memorial 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

• Funcionários da Educação: cidadãos, profissionais, educadores e gestores

A Educação ao longo da história e as questões filosóficas. Função da educação e o papel da escola no contexto social. Tendências pedagógicas na educação brasileira. Filosofia no cotidiano escolar. Formação do professor na sociedade da tecnologia da informação e do conhecimento. Pensamento educacional frente ao processo de globalização.

• Educadores e Educandos: tempos históricos

A escola é o lugar onde as crianças e os adolescentes aprendem a ser solidários, ter responsabilidades de cidadania, que nos fazem humanos. É na escola que também nos educa para vivermos no meio social, como intervir nas decisões do município, do meio ambiente, cuidar das florestas, rio, eixo, etc.

A educação ilumina em nós a inteligência e permite sermos criadores, por meios de ações, atitudes, entre outras tantas maneiras de apropriar-se daquilo que nós produzimos e nos fazem sonhar. A importância da educação é conhecimento adquirido, que contribui para que possamos exigir nos direitos, no trabalho na escola, no supermercado, no ônibus, no posto de saúde.

• Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica

Dia 21 de setembro foi realizado o sexto encontro, com tema Homem, Pensamento e cultura, estava presente a professora Il marlúcia Teixeira e a tutora Márcia. Foi uma aula bem dinâmica, com vário vídeo e para fechar foi passado um filme que relatava a convivência na sociedade humana, em minha opinião este encontro foi um dos melhores, aprendi várias coisas inclusive o que é devir humano.

Cultura é, as pessoas que se diferem umas das outras. Variam na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas. Também escolhemos diferentes opções em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos os papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade. Temos diversidades nas características de nosso mundo subjetivo. Dentro de uma sociedade, ainda, o acesso às riquezas materiais e simbólicas resulta em diferentes possibilidades de organizar a vida. Isso sem falar naquelas diferenças que existem entre povos que vivem dentro de uma mesma nação e naquelas que existem entre nações. Constatamos que discutir o tema pluralidade cultural significa ressaltar uma questão bastante intrigante, por que nós, humanos, embora sejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes. Ao pesquisarmos algumas possibilidades de explicação, podemos pensar também nas formas de relacionamento com as diferenças humano para o desenvolvimento do modo de nosso viver.

• Relações Interpessoais: abordagem psicológica

Aprendendo um pouco sobre as Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica, vimos a importância da psicologia na educação, pois seu papel histórico é relevante na reformulação de conceitos, metodologias e pedagogias através de seus estudos na psicologia do desenvolvimento, na psicanálise, na psicologia da aprendizagem, na psicologia do comportamento. Essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com