TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Seminário: Memorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  Seminário  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Memorial parte V

A noção de estágio é de certo modo, artificial e surge como instrumento de análise, indispensável para a explicação dos processos e das características que se vão formando ao longo do desenvolvimento da criança.

A criança, à medida que evolui vai–se ajustando à realidade circundante e superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confronta. Os sucessivos ajustamentos da criança ao meio ao longo do seu desenvolvimento devem ser interpretados em função dos seus estágios.

Piaget não considera os estágios de forma global, mas sim, cada estágio não comportando todas as funções mentais, fisiológicas, sociais e afetivas, mas somente funções específicas. Assim considera a existência de estágios diferentes relativamente à inteligência, à linguagem e percepção.

Cada estágio é definido por diferentes formas de pensamento. A criança deve atravessar cada estágio seguindo uma sequência regular, ou seja, os estágios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais. Se a criança não for estimulada, motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento. Assim, torna-se necessário que em cada estágio a criança experiencie e tenha tempo suficiente para interiorizar a experiência antes de prosseguir para cada estágio seguinte.

Normalmente, a criança não apresenta características de um único estágio com exceção do sensório-motor, podendo refletir certas tendências e formas do estágio anterior e / ou posterior. A Psicologia do Desenvolvimento expressa nos dias atuais uma complexa rede de significações a respeito das mudanças pelas quais passam os indivíduos humanos, da concepção à morte. Ao abranger nesta conceituação a extensão da vida que se completa na morte, estamos incluindo a abordagem do desenvolvimento do ciclo vital, que também vem sendo designado entre nós como desenvolvimento durante-toda-a-vida .

Em suas origens, a Psicologia do Desenvolvimento esteve mais limitada ao desenvolvimento da criança, no sentido de descrever e explicar o indivíduo humano do nascimento até a adolescência. Recebeu também a designação de Psicologia Genética quando esteve mais voltada para o aspecto evolutivo dos comportamentos, ou seja, para sua gênese. Esta designação é hoje pouco utilizada, pois pode ser confundida com o estudo dos genes, a Genética.

Na atualidade a Psicologia do Desenvolvimento abrange, como mencionamos, o estudo das mudanças psicológicas ao longo da vida, considerando desde as manifestações de comportamento que precedem o nascimento até o acontecimento da morte integrado ao horizonte temporal da vida humana.

Nos últimos anos vem se acentuando a tendência a integrar o estudo do desenvolvimento de crianças portadoras de deficiências. A compreensão do desenvolvimento dessas crianças, com os limites que lhes são impostos pelas circunstâncias, deverá enriquecer os modelos explicativos do desenvolvimento humano.

Ao longo do ciclo da vida as mudanças se expressam como crescimento, transformações radicais, aperfeiçoamento, declínio. Seu estudo inclui a análise de diferentes fatores, como os códigos genéticos que constituem o fundamento último do desenvolvimento humano, as influências da família, da escola, dos pares e as incontáveis experiências culturalmente situadas que o indivíduo vive num mundo que se mostra cada vez mais polifônico e volátil.

O estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano tem claras e constantes implicações e aplicações, envolvendo finalidades e valores. É uma parte do conhecimento científico, que procura compreender como e porque as pessoas mudam e como e porque elas permanecem as mesmas na medida em que envelhecem. Nas palavras de Hetherington “a ciência do desenvolvimento originou-se da necessidade de resolver problemas práticos (...) e de insistentes solicitações e pressões no sentido de melhorar a educação, a saúde, o bem-estar e o estatuto legal das crianças e de suas famílias”. Deve fazer parte das preocupações do psicólogo desenvolvimentista a utilização desse conhecimento para ajudar todas as pessoas a desenvolverem seu potencial humano, reconhecendo as relações de sua disciplina com a educação e com todas as outras disciplinas conexas pelo seu objeto de estudo.

A importância concedida ao conhecimento do Desenvolvimento Humano é uma ocorrência relativamente recente na história do pensamento científico.

Historicamente, a preocupação com o estudo do Desenvolvimento Psicológico está vinculada e decorre da constituição da Psicologia como disciplina. Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com