TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Casos: Memorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 5

MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

anderson souza cavalcante da costa

memorial do processo de institucionalização do serviço social

Feijó

2014

anderson souza cavalcante da costa

memorial do processo de institucionalização do serviço social

Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão Social; Serviço Social e Terceiro setor; Oficina de formação Pesquisa Social.

Prof. Maria angela Santini; Paulo Sergio Aragão; rodrigo Eduardo zambon.

Feijó

2014

Introdução

O presente texto pretende trazer à tona reflexões sobre memorial do processo de institucionalização do serviço social de Assistência Social no Brasil, em face aos cenários político, econômico e social, de cada momento histórico, sustentadores das correlaçãoes de forças, que conduziram o processo até a Constituição Fedearl de 1988, a lei Orgânica da Assistência Social, de 1993, a política Nacional de Assistência Social, de 2004 e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, de 2009. Trata-se de um tema de absoluta relevância, por abordar questões que dizem respeito à reprodução da vida de toda a

sociedade, não obstante a classe social. Nexte texto, o Estado é entendido como uma construção sócio-histórica, resultante dos conflitos de interesses, materializando-se como organização jurídico-política da esfera pública, que deve ter seu foco no bem comum ena proteção dos direitos dos cidadãos.

Desenvolvimento

O que é Serviço Social?

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

Entre os principais campos de atuação profissional de uma assistente social estão:

Redes de serviços sociais do governo

Hospitais

Escolas/ creches

Centro de convivência

Administrações minicipais, estaduais e federais

Serviços de proteção judiciária

Conselhos de direitos e de gestão

Movimentos sociais

A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais.

Regulamente

são realizados concursos para assitente social para o preenchimento de vagas de emprego em administrações públicas.

Como surgiu?

Na década de 30. Com a nova visão de sociedade assistencialista, foram formados os primeiros grupos de mulheres designadas a serem assitentes sociais, para fazer o intercâmbio entre as necessidades da população e o governo. Muito foi o apoio da Igreja católica nesse acontecimento. As escolas de formação começaram a existir em 1936, mas a profissão só foi regulamentada em 1957. Atualmente a lei que regulamenta esta profissão é a 8662 de 1993. É importante salientar que o exercício da profissão de Serviço Social requer formação universitária com duração de 04 anos e inscriçaõ nos Conselhos Regionais constituídos em todos os estados da federação.

O assistente social zela pelo cumprimento de princípios fundamentais previstos no código de Ética profissional. Dentre eles destacam-se:

Defesa intransigente dos direitos humanos;

Defesa da equidade e da justiça social com destaque para a universalização e acesso às políticas sociais públicas;

Defesa da qualidade dos serviços prestados as/os usuárias/os das políticas sociais públicas.

A àrea de atuação do assistente sosial é prioritariamente nas instituições públicas, empresas privadas, organizações não-governamentais e outras que trabalham com políticas sociais, tais como: saúde, educação, assistência

social, habitação, previdência social e outras voltadas pra a inseção da população excluída dos direitos de cidadania.

Pra que serve?

Como forma de garantir a consecução dos objetivos do Curso de Serviço Social, almeja-se uma formação respaldada em bases teóricas e práticas capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com